sábado, 4 de outubro de 2008

Técnica Vocal - Texto de estudo para " Coro Grego"

Os coros são de grande proveito para exercícios em conjunto, sobretudo os coros das tragédias gregas, pela sua imponência.

Os coros gregos eram compostos de 50, 12, ou 24 coristas ou koreutas, sabe-se que Ésquilo fez certa vez um coro tão numeroso nas Eumênidas, causando tal pavor, que várias crianças morreram de medo. Depois de tão catástrofe diminuíram o número de participantes.

Os coristas gregos deviam ser também cantores e dançarinos porque deviam fazer evoluções e andar com elegância. O corifeu era o chefe do coro e quem dirigia as entradas e evoluções. A entrada era sempre pela direita; enquanto diziam a estrofe, andavam para a esquerda, a antístrofe para a direita e o épodo ao centro.

Os atores usavam máscaras criadas por Thespis, que tinham a testa proeminente e a boca muito aberta para servir de porta-voz.


CORO DAS BACANTES

Eurípedes

Estrofe - Ide velozes cães danados! Ide á montanha onde as filhas de Cadmo fazem suas orgias. Atiçai-as contra esse espião das mênades furiosas, coberto de adornos femininos. Sua mãe será a primeira que, vendo-o do alto do rochedo ou de uma árvore qualquer, gritará às mênades: "Quem é esse homem que veio espreitar as nossas excursões sobre a montanha, ó bacantes?" Ele não deve ter nascido do sangue de mulher, mas de qualquer leoa ou das górgonas líbias. Que Dicea se manifeste: que venha com uma espada e degole o ímpio, o facínora, o violador de leis, o filho e Équion nascido da terra!"

Antístrofe - Incitado por um gênio perverso e possuído de uma raiva criminosa, ele veio, oh! Baco! A alma enfurecida e em delírio investir contra as tuas orgias e as da sua própria mãe, como se pudesse dominar pela força um deus invencível!

Para ter uma vida de doçuras é preciso render homenagens devida aos deuses, com o espírito pronto e modesto, como convém aos mortais. Eu procuro uma sabedoria que não seja rancorosa: uma grande e notável virtude é a de se encaminhar dia e noite para uma vida honesta, agir com piedade, honrar os deuses, repelindo tudo o que for contrário à justiça.

Que Dicea se manifeste! Que venha com a espada e degole o ímpio, o facínora, o violador das leis, o filho de Équion nascido da terra!

Épodo - Apareça, touro ou dragão de inúmeras cabeças ou leão de aspecto furioso! Vamos Baco! Com um semblante risonho prenda na rede fatal este caçador de bacantes abatido pela multidão de mênades em delírio!

Celebremos Baco pela dança! Cantemos a desgraça de Penteu descendente do dragão, que, trajando vestido de mulher morreu despedaçado, conduzido pelo touro, que levava à sua perdição. Bacantes Cadmeas, vós convertestes seu grito de vitória em luto e em lágrimas! Que belo combate este, em que a mãe encharcou as mãos no sangue do próprio filho!

Nenhum comentário: