quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COMMEDIA DELL'ARTE - MÁSCARAS E PERSONAGENS

OS VELHOS (VECCHI)

PANTALEÃO OU PANTALEONE
era um velho mercador veneziano, conservador e muito avarento. É autoritário com seus filhos e empregados, e não suporta ser questionado. Geralmente tem uma filha em idade de casar, fazendo o possível para não pagar o seu dote. Outros personagens tentam tirar proveito de sua avareza. É também um personagem lascivo, e sua atração por jovens donzelas só não é maior que sua paixão pela riqueza.Fisicamente, Pantalone é alto e magro. Sua figura é esguia e sua postura é fechada. Anda com dificuldade e seus movimentos são debilitados devido à idade avançada, porém suas mãos são extremamente ágeis. A sua máscara era negra e caracterizava-se pelo seu nariz adunco e a sua barbicha pontuda.É amigo íntimo e muitas vezes também rival de Graziano, o que gera intermináveis discussões entre eles, especialmente acerca de casamento entre seus filhos.As histórias da commedia dell'arte freqüentemente giram em torno das peripécias de Pantalone, que envolvem sempre seu dinheiro e autoridade, além de seus criados e filha.



GRAZIANO (IL DOTTORE)
Graziano era um intelectual. Pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim. Sempre carregando um livro, Graziano gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser ingênuo. Era um marido ciumento e sua esposa era geralmente infiel.Graziano tem por vezes um filho interessado em casar com a filha de Pantalone, o que é discutido com freqüência entre os dois.Fisicamente Graziano é baixo e gordo, contrastando com o físico de Pantalone. A sua máscara cobria apenas a testa e o nariz.












OS CRIADOS (ZANNI)


ARLECCHINO (ARLEQUIM)
Era o empregado principal, geralmente entrava em cena acompanhado de outros zanni. Destaca-se por sua agilidade e destreza acrobática. É o típico criado esperto, que embora não tenha formação intelectual, é capaz de armar as mais complicadas peripécias, sem jamais pesar as conseqüências que seus atos podem trazer. Mas ele tem também uma enorme habilidade para escapar de situações difíceis, mesmo se mostrando incapaz de pensar em mais de uma coisa de cada vez. Usava uma roupa colorida e remendada, e um cinto onde levava um saco contendo tranqueiras e variados objetos. Também carregava pendurado ao cinto um bastão de madeira. O Arlecchino é uma mesclar de ignorância, simplicidade, ingenuidade e graça. É criado leal, paciente, crédulo e apaixonado.














COLOMBINA Geralmente é a criada pessoal da enamorada. É a única criada feminina, sendo a mais educada e refinada devido à convivência próxima com Isabella. Por vezes é ambiciosa.A Colombina é apaixonada pelo Arlecchino, apesar de ver através de suas armações. Ela tenta fazer dele uma pessoa mais nobre, mas sabe que é impossível, então o ama do jeito que ele é.






BRIGHELLA É um criado que aparece junto com o Arlecchino, trabalhando para Pantalone. Brighella é mais cínico e astuto, além de ser libidinoso. Ele é o iniciador das intrigas que giram na commedia dell'arte.Geralmente há certa rivalidade entre Brighella e Pantalone, da qual o criado sempre se sai bem. Seu cinismo o ajuda na contrução de diversos papéis que ele representa em suas tramas. Também é cantor e apreciador da boa música.





OS ENAMORADOS (INNAMORATI)



ORAZIO
O enamorado masculino, podia também apresentar outros nomes, como Flavio, Ottavio, Lelio ou Fulvio. Geralmente é filho de um dos vecchi, Graziano. Orazio é um personagem egoísta, fútil e vaidoso, vestido sempre na última moda. É também muito ingênuo, sendo alvo fácil das armações do Arlecchino. O enamorado, como é de se esperar, apaixona-se com extrema facilidade. É jovem e atraente, movido à paixão pelas donzelas e pela vida.
ISABELLA
Enamorada feminina, geralmente filha de Pantalone, mas pode aparecer também como sua esposa. É sedutora, apesar de inocente, e apaixona-se facilmente.É uma dama refinada e vaidosa, mas também independente e rebelbe, o que ocasiona diversos conflitos com seu pai.

Nenhum comentário: