Tudo teve início no século 15/16 quando, os povoados da época satirizavam os politicos e autoridades com figurinos de seus bufões e apresentavam números acrobáticos e pantomimas.
Já a FABULA ATELANA tinha como "foco" improvisações com personagems fixos que eram :PAPPUS- velho estúpido, avarento e libidinoso;MACCUS-gozador,tolo e brigão;BUCCO-comilão ou tagarela e DOSSENUS-um corcunda malicioso;
Pelo que se tem notícias ANGELO BEOLCO , conhecido como RUZANTE camponês guloso,grosseiro, preguiçoso e zombador estava no centro dos contextos cômicos que também eram recitadas em dialeto PADOVANO.Ele foi um dos primeiros atores em estilo da comédia.
Na comédia dell'arte, os personagems são:
ARLEQUIM:Tido como um diabo já que sua máscara possui de testa baixa e com um calo , que pode ser um chifre que quebrou realizando peripécias, é comilão e empregado.
BRIGUELA:Companheiro do arlequim , geralmente brigão e egoísta.
PULCINELLA: Tido como esquisito e que quase não fala.Realiza sinais e sons estranhos.Sua máscara possui um nariz em forma de bico de um papagaio.
COLUMBINA: A "namorada do arlequim" , poderia ter duas personalidades:
"SUBMISSA E A ESPERTA " no qual sempre gera a confusão para se dar bem.
CAPITÃO: Geralmente conta vantagem, e no fundo é covardão.
DOTTORE: Vive com um livro debaixo do braço e recita palavras em latim-"no qual ele não sabe é de nada..." Sua máscara é um acento que marca a testa e o nariz.
PANTALEÃO: Avarento que só quer saber de se engraçar para mulheres e vem daí seu lado "namorador".Transita por diversos sentimentos e tem mania de dizer provérbios populares.A máscara tem como ponto principal o nariz ponteagudo.
ENAMORADOS:São os amantes . Geralmente são jovens, que recitam versos e seus figurinos são virtuosos.Não usam máscaras , dançam e cantam.
TEXTO OPINIÃO DE: TIAGO JACON
ALUNO DO NÍVEL : TEATRO DE RUA
PROF: TADICA VEIGA MATÉRIA : HISTÓRIA DO TEATRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário