quinta-feira, 12 de março de 2009

Cia dos Ventos bate recordes de competência (SJP/PR)




Por: Katia Velo

O Projeto O Boneco e a Sociedade atingiu em 2009, entre janeiro e fevereiro, aproximadamente 400.000 pessoas com a Arte Milenar do Boneco.
O Boneco e a Sociedade é um projeto da Cia. dos Ventos que tem ao longo de 10 anos desenvolvido várias atividades extremamente fundamentais e relevantes. Uma delas é a criação do Museu do Boneco Animado - o primeiro do gênero no país. No Museu encontramos bonecos de vários tipos e tamanhos, feitos através de diversas técnicas como: fantoches, marionetes de fio, bonecos de dedos, bonecos gigantes, sombra javanesa, luz negra e muito mais.
Os bonecos do Museu do Boneco Animado são feitos por artistas bonequeiros do Paraná, da Cia. dos Ventos e pelos alunos da oficina de bonecos do projeto O Boneco e a Sociedade que além de aprenderem todas as técnicas plásticas, são orientados sobre a manipulação, construção de cenários e informações teóricas sobre a arte milenar do Teatro de Bonecos.
Outro momento de destaque dos bonecos é o Carnaval dos Bonecos, com repercussão nacional - é um marco - em São José dos Pinhais e Grande Curitiba, onde o resgate da alegria e festividade dos carnavais antigos é o principal objetivo. Há também a preocupação estética e a cada ano torna-se mais luxuoso e, principalmente, interativo contando com a presença da população tanto para assistir ao grande espetáculo quanto a participação como passistas utilizando os figurinos criteriosamente produzidos através de temas que mudam todos os anos, mas sempre buscando um foco social, cultural e educativo.
Como resultado, temos números expressivos, só em 2009, como:
* 444 visitas ao Museu do Boneco Animado;
* 319.046 visitas a exposição no Aeroporto Afonso Pena;
* 863 matrículas e rematrículas para a Escola Livre de Teatro;
* 1400 empréstimos do guardaroupa das Artes Cênicas para o Carnaval dos Bonecos;
* 230 pessoas na oficina aberta de carnaval - Centro Experimental In Ventos;
* 22.500 pessoas - Ciclo de Popularização das Artes Cênicas - atendimento diretos, só no mês de fevereiro:
Matinhos: Parceria com a UFPR, 500 moradores.
Pinhais: Suporte artístico a 2 escolas de Samba
Curitiba: Apresentação da comissão de frente do nosso carnaval e empréstimos de bonecos, fantasias a 3 escolas de samba (10.000 pessoas)
Antonina: A convite da Secretaria de Cultura local, o Carnaval dos Bonecos encerrou o carnaval de Antonina para 8.000 pessoas.
Lapa: A convite da Secretaria de Cultura e de turismo local, o Carnaval dos Bonecos fez o repique de carnaval no dia 28 de fevereiro para 4000 pessoas, sendo que na cidade há 60 anos que não havia carnaval de rua.
E ainda:
* Decoração para Oficina de pintura e máscaras de carnaval no Shopping SJP;
* Neste ano, o Carnaval dos Bonecos, atingiu um público de 12.000 espectadores, e 2005 foliões da comunidade sãojoseense.

Importante: Os bonequeiros artesãos trabalharam de 05 de janeiro a 13 de fevereiro, confeccionando: 28 bonecos gigantes novos, reformando 54 bonecos gigantes de outros carnavais, 40 máscaras para o palanque, faixas e broches para a premiação do baile infantil, 1200 fantasias reformadas, 2 carros alegóricos com esculturas gigantes, 30 fantasias de destaques, 800 novas fantasias, e 4.808 adereços. Além de atender a imprensa, fornecedores, reuniões de planejamento, usinação da produção e organização do desfile, ensaios e reuniões com as comunidades.

O projeto O Boneco e a Sociedade é um exemplo do que é possível (que pode parecer impossível) fazer quando se coloca as pessoas certas, nas funções certas.

A Escola Livre de Teatro coordena também os Ciclos de Popularização das Artes Cênicas onde ocorre a descentralização dos trabalhos através de apresentações de peças teatrais, performances, oficinas e “bate-papos” sobre as artes cênicas. Às sextas e sábados à noite (20h) e sábados (10h30), no Teatro de Bolso Iguaçu, realiza apresentações de peças teatrais adultas e infantis, respectivamente, de qualidade técnica, artística e cultural - irretocáveis.
Estes e outros projetos estão, até o momento, aguardando aprovação da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.
É fundamental que a população sãojoseense valorize seu patrimônio cultural.

Maiores informações:
Escola Livre de Teatro
Av. Rui Barbosa, 8646 – Centro
Tel.: (41) 3282-2222
Diretores: Tadica Veiga e Joelson Cruz

Nenhum comentário: