sábado, 7 de março de 2009

Carta de Gisele Henning

11/02/2009
A/C Projeto O Boneco e a Sociedade

O Projeto O Boneco e a Sociedade é diferente de qualquer outro que possa surgir porque é o pioneiro. É pelo suor desses profissionais que aquela Escola Livre de Teatro, onde eu estudava há quase dez anos, com pouquíssimos alunos e estrutura, tenha hoje mais de 700 alunos e mobiliza grande parte da sociedade são-joseense.
Meu primeiro contato com o projeto foi no ano de 2000. Fui aluna da Escola Livre de Teatro por aproximadamente um ano. Neste curto espaço de tempo me apaixonei pela arte dos bonecos e aprendi a fazê-los, apresentei temporadas no Teatro de Bolso Iguaçu, ajudava em tudo o que estava acontecendo ali dentro. Era muito bom poder participar, aprender, me divertir e me conhecer. Anos mais tarde, fui chamada para estagiar no Projeto, estava cursando Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná. Entrei na secretaria da E.Li.Te (escola), a produção do Carnaval dos Bonecos começou em seguida, o primeiro que participei.
O Carnaval é como uma grande oficina, aprende-se de tudo, e o resultado é uma festa linda onde a população tem orgulho de participar e ter, mesmo que inserida por outrem, em sua cultura. Esta festa veio com tudo para resgatar a participação da família no carnaval, é um enorme espetáculo onde a comunidade é o espectador, o artista, o bonequeiro, o costureiro, o carnavalesco e o folião.
As aulas... No ano seguinte, como nunca pensei que seria capaz, comecei a dar aula. Tinha muito medo, mas as pessoas a minha volta me encorajaram mostrando que eu era capaz sim de ensinar e aprender com minhas turmas, esta experiência é indescritível. Fui professora de várias disciplinas e diferentes níveis. Tinha contato com crianças, adultos e idosos. Via para cada um deles uma possibilidade, um caminho em suas vidas. É realmente um espetáculo ver uma criança de sete anos subir no palco e atuar com profissionalismo, ter o entendimento disso e quais são as qualidades que a arte pode trazer para suas vidas e de suas famílias.
Para ver um pequeno reflexo do impacto que o Projeto causa na sociedade é só passar um dia dentro do Museu do Boneco Animado. O fascínio e encantamento estão nos olhos do público e o mais importante é que o interesse por produzir, participar ou criar é despertado imediatamente.
Costumo dizer que ergo a bandeira do Projeto O Boneco e a Sociedade porque ele realmente faz com que seus objetivos sejam cumpridos. Atinge uma enorme parte da população com os movimentos fora da sede. Fiquei por volta de quatro anos trabalhando com o Projeto e quando retorno para eventuais visitas percebo que aqueles alunos iniciantes, alguns que nunca tiveram a oportunidade de assistir um espetáculo teatral, tem como eu previa seus caminhos traçados: alguns dão aulas, outros estão se graduando em Artes Cênicas, ou tem seus próprios grupos e produções. Mesmo aqueles que não tenham seguido uma carreira artística estão sempre presentes, como se encontrassem ali parte de sua vida. Sou apenas um caso de gratidão eterna. Agradecendo sempre tudo o que aprendi, que é incontável, pelos amigos e família que fiz.
O Projeto O Boneco e a Sociedade é um exemplo louvável a todos os artistas, sociólogos, governantes, empresários ou qualquer um que queira viver numa sociedade mais justa.
Obrigada!


Gisele Henning Santos
Atriz / Professora / Produtora Cultural
(41) 9128-6169
(41) 3308-7689

Nenhum comentário: