quinta-feira, 3 de março de 2011

Editais em andamento

EDITAIS EM ANDAMENTO

I Concurso Itamaraty de Obras Contemporâneas - inscrições abertas Até 25 de março
Obras de pintura, fotografia, escultura em papel poderão concorrer ao I Concurso Itamaraty de Obras Contemporâneas. A premiação visa incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e ampliar a sua divulgação no exterior, com a concessão de prêmios a cada dois anos. O valor dos prêmios vai de cinco a vinte mil reais, em cada uma das categorias.
As obras premiadas serão incorporadas ao acervo permanente do Ministério das Relações Exteriores e poderão ser expostas em espaços para visitantes, em exposições itinerantes e em Missões Diplomáticas e Repartições Consulares.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no sitewww.Itamaraty.gov.br até o dia 25 de março.

(Texto: Elisa Salim, Ascom/MinC)

2º Edital de Pesquisa – A Preservação do Patrimõnio Cultural no Brasil 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) torna pública a seleção de projetos de pesquisa sobre a preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. A seleção visa ao apoio e fomento de pesquisas nessa área do conhecimento por meio da concessão de bolsas a pesquisadores. O objetivo da seleção consiste em apoiar pessoas físicas a desenvolverem pesquisas sobre a ações e políticas de preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. Para mais informações, vide edital em anexo.

6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio do Iphan - PEP Iphan 2011 
O IPHAN está lançando o 6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP) para selecionar candidatos à turma 2011. Este Programa de bolsas destina-se a profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante 24 meses. Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração em diversas unidades do IPHAN, distribuídas no território nacional. As inscrições estão abertas até o dia 04 de março de 2011, conforme determinações do Edital abaixo.

Edital de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais - Inscrição até  28 de fevereiro de 2011.
O edital visa fomentar a implementação ou modernização operacional de entidades de gestão coletiva de direitos autorais. Essa ação visa promover redução dos custos operacionais, aumento na arrecadação relativa a direitos autorais e distribuição mais justa e eficaz com um significativo impacto na economia da cultura, em vários segmentos culturais.

Programa Cultural das Empresas Eletrobrás - Inscrições até 04 de março de 2011
Criado em 2008 pela Eletrobras, este Programa tem como objetivo ampliar a democratização do acesso aos recursos destinados anualmente ao patrocínio de projetos culturais.
As áreas patrocinadas foram ampliadas. Filmes de longa-metragem, patrimônio imaterial e festivais de cinema e teatro também passaram a fazer parte das modalidades que integram o edital cultural. Os espetáculos teatrais continuaram presentes, dando continuidade à tradição que faz da Eletrobras uma das maiores incentivadoras do teatro no Brasil.

II EDITAL DE SELEÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS E CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS DO CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS DIFUSOS - CEDIF
O Conselho Estadual de Diretos Difusos - CEDIF, órgão Gestor do Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos - FUNDIF está com Edital aberto para o financiamento de projetos nas áreas de meio ambiente natural, cultural e urbanístico.
Conforme a Resolução CEDIF nº 08/2010, de 15 de dezembro de 2010, podem concorrer o órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta, estadual ou municipal e entidade privada sem fins lucrativos.
As instituições interessadas em receber o financiamento deverão protocolar seus projetos no período de 17 de janeiro de 2011 a 18 de março de 2011. O Protocolo poderá ser presencial ou pelo correio: Rua da Bahia, nº 1148, sala 328, Centro, Belo Horizonte, MG – CEP 30.160-906, telefone (31) 3213-0833.

Nenhum comentário: