terça-feira, 1 de março de 2011

Curso de Iniciação ao Clown (Palhaço) - Itajaí - SC



Início: 17 de março, quinta-feira às 20hrs
Frequência: 1 x por semana
Duração: 3 meses
 Valor do curso: R$ 50,00 x mês
No Triambakam Terapias e Artes
Rua Pedro Ferreira, 155 - sala 1204 A
Ed. Redondo - Próx. ao Ferry Boat - Centro - Itajaí

O clown engloba algumas das atividades mais cotidianas e gozosas do ser humano: o riso, a gesticulação, a imitação. Relacionado com a etapa provavelmente mais apaixonante de nossa vida, a infância cheia de ternura, paixão, ingenuidade, aprendizagem, descobrimento, jogo...
Jogar, mas jogar “de verdade”, é uma das experiências mais fascinantes que podemos vivenciar. Jogando nos sentimos livres, felizes, relaxados e se torna mais fácil no aproximar dos outros. No jogo tudo é possível.
Exploraremos a presença e a simplicidade do clown, mediante o jogo. Veremos como destes jogos podem surgir diferentes estilos clownescos, mas antes, temos que conseguir rir de nos mesmos, ser sinceros com o que sentimos e o que fazemos.
Cada um terá que descobrir e alimentar a sua própria pesquisa, que evoluirá na medida em que encontre sentido e se aproxime ele mesmo do seu próprio clown.
Pesquisaremos como ser efetivo diante do público.
Improvisação e espontaneidade são pilares para começar o jogo da presença cênica, os ritmos, as pausas, a cumplicidade com o jogo, o companheiro e o público.
A chamada quarta parede, que permite ao personagem não ver o público, não existe nos diferentes espaços cênicos onde se exibe um palhaço, ele está em contato direto e permanente com o público para conseguir um sorriso.

OBJETIVOS
1. Conhecer outra forma de expressar-nos, de comunicar e partilhar emoções de forma transparente.
2. Potencializar aspectos essenciais para o clown: jogo, paixão, curiosidade, ternura, espontaneidade, humanidade, o olhar…
4. Desenvolver a imaginação e a criatividade.
5. Descobrir nosso clown.
6. Conhecimento e manejo da pausa.
7. Manejo de distintos ritmos (próprio, do companheiro, da cena e do público)
8. Desenvolver pequenos quadros cênicos aplicando o visto no curso.
9. Contatar o público, estar no cenário.

DESENVOLVIMENTO DO CURSO
O curso acontece em três etapas:
-A primeira é de aproximação ao clown, pesquisando em nossas características próprias de fazer rir, conhecendo o valor do olhar, os tempos e as energias do clown.
-A segunda é de descoberta e fixação do próprio clown.
-A terceira é de contato do clown com o publico, mediante distintas situações a modo de esquetes.

PUBLICO ALVO
Aberto a toda a comunidade.

Laura Correa. Natural de Buenos Aires, Argentina. Reside no Brasil desde o ano 2008.
Atriz, Diretora e Docente. Formada em Licenciatura em Artes Teatrais e Cinematográficas na Universidade de Buenos Aires. Realizou diferentes cursos e oficinas de teatro, treinamento corporal para atores, workshops e cursos de clown, contato - improvisação, todos na cidade de Buenos Aires. Como atriz, tem trabalhos realizados em curtas-metragens assim como em diversas obras de teatro, apresentando-se em salas teatrais e em espaços alternativos. Tem participado em festivais nacionais (Argentina) e do “Primeiro Festival Internacional de Buenos Aires” (1997).
É co-fundadora da Companhia Teatral “Muchajunta- Teatro en grupo” (Argentina) criada no ano 2005 na cidade de Buenos Aires. A companhia tem em seu repertório duas obras de criação coletiva: “De Romeos y Julietas” (teatro de rua) se apresentado em espaços abertos da cidade de Buenos Aires durante os anos (2006/2007), realizando uma turnê em Córdoba (Arg-2006); e “(…) puntos suspensivos”, cumprindo duas temporadas em teatros de Buenos Aires (2007/2009).
Como docente ministrou na Argentina oficinas e cursos de teatro para crianças, adolescentes e adultos (2005/2007)
Na cidade de Itajaí, ministrou cursos e workshops de Iniciação ao Clown (2009/2010).
No ano 2010, incursiona como diretora participando do 4° Itajaí em Cartaz.
Inscrições com Laura:
lcorrea76@hotmail.com

Ou no Triambakam:
triambakam@triambakam.com.br

Fones:
47 3045.6320
www.triambakam.com.br

Nenhum comentário: