sábado, 26 de fevereiro de 2011

Grafites do mundo



Portal colaborativo dispõe de visitação
virtual à arte urbana de diversos países.



Grafite de "Os Gêmeos", artistas brasileiros incluídos no portal.
Há pouco tempo, o Google lançou um portal que oferece turnê virtual por 17 dos mais importantes museus de todo o mundo. Agora, o gigante tecnológico, em parceira com duas empresas sediadas no Brasil, acaba de lançar uma ferramenta que reúne as principais manifestações de arte de rua do mundo. Isso tudo sem sair de casa.

Trata-se do Street Art View, uma ferramenta que mistura arte e tecnologia, permitindo o acesso, via internet, a obras de grandes nomes do grafite mundial, como os brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, “Os Gêmeos”, reconhecidos por intervenções em galerias e ruas das capitais dos países mais importantes, além de Banksy, Keith Haring, Blu, entre muitos outros nomes de artistas internacionais.

Com o trabalho de criação assinado por Raphael Franzini e Gustavo de Lacerda e direção geral de Guga Ketzer, o portal dispõe de aproximadamente 1.500 obras em grafite. Só o Brasil fornece mais de 400 pontos de visitação para os usuários da rede de computadores que gostam da arte das ruas. 

A ferramenta, uma mistura recursos das já testadas Google Maps e do Google Street View, tecnologias que oferecem via internet, cenários e imagens distribuídas em todas as partes do globo, oferece buscas a partir de uma localidade ou através do nome do artista. Além de poder ser encaminhado para obras a céu aberto, a navegação ainda proporciona que o visitante tome contato com o contexto em que a arte está inserida e sua interação com a paisagem urbana.

Os recursos do Street Art View permitem também que a obra seja contemplada de diferentes perspectivas, posicionando os detalhes para uma maior visualização pelo usuário.
 
O site foi elaborado a partir da experiência da colaboração em rede. Com isso, qualquer pessoa pode incluir um novo ponto nesta coleção virtual, adicionando, por exemplo, imagens de um bairro ou de uma rua, localizados em algum lugar do mundo.

Por enquanto, a maior parte das obras catalogadas pelo projeto estão localizadas no Brasil, mas trabalhos dos EUA, Europa e Ásia não param de ser registrados e recolhidos no portal.

Como os demais projetos virtuais que oferecem obras de arte, o Street Art View também não substitui a experiência singular de se conferir pessoalmente uma criação artística nos museus, galerias ou nas ruas das cidades de todo o mundo.

Clique aqui para visitar o portal Street Art View.

                           
_____________________________
(Paulo Bogler/Guatá/Com informações do Street Art View)

Nenhum comentário: