sábado, 26 de fevereiro de 2011

Congresso Brasileiro de Teatro para os dias 26 e 27 de março

Caros colegas.

Está confirmado a realização do Congresso Brasileiro de Teatro para os dias 26 e 27 de março em Osasco-SP.
Fechamos ontem o apoio da Secretaria de Cultura de Osasco - através da intermediação de parceiros do teatro de rua -  que vai entrar com alimentação (via as entidades de economia solidária da cidade) e estadia (c/ alojamentos e não hotéis). Ou seja, será um esquema bem alternativo como o Fórum Social Mundial por exemplo, com as pessoas trazendo barracas, sacos de dormir, roupas de cama, etc. Os translados internos serão também alternativos com alguma estrutura que a Sec de Cultura de Osasco conseguir. O deslocamento entre as localidades de origem e São Paulo ficarão por conta das representações dos estados. No anexo uma carta para que possam tentar apoio de passgens nas secretarias de cultura de estados e municípios, junto a gabinetes de vereadores e deputados e instituições.

Foi ampliada para de 04 a 06 participantes por estado, que terão direito às condições mínimas que Osasco está ofercendo e se alguém mais desejar participar, o que é permitido, deverá fazê-lo por conta própria. Os temas e a forma de escolha de delegados para votação, se houver necessidade, serão discutidos abertamente durante o Congresso mas a princípio existe a intenção de debater como prioridade para o setor, sem coibir outros possíveis temas, o programa nacional de fomento ao teatro,  endossado pelo ex-Redemoinho e pela ex-Câmara Setorial de Teatro, o Prêmio Teatro Brasileiro (anexo e por favor  leiam e estudem); discutir também o Plano Setorial de Teatro do Plano Nacional de Cultura (anexo e por favor leiam e estudem) e uma outra pauta sugerida pela Rede Brasileira de Teatro de Grupo que é a luta contra a privatização dos espaços públicos que vem, entre outros problemas, impedindo as apresentações na rua.

Esperamos sinceramente a adesão de vcs assim como do máximo de interessados  e sugerimos que a capital envie de 02 a 03 participantes assim como o interior do estado o mesmo número. Mas a escolha da forma/número  final de participantes fica a critério de cada estado.
Enviamso a lista de adesões para que os parceiros dos estados se comuniquem e se organizem, mas ainda temos estados que não se manisfestaram e é importante que, quem puder, envie a proposta para ES, MT, TO, RR e RO e desculpem se falta algum estado. É importante também conseguir incluir mais parceiros em cada estado para sermos mais plurais.
Como passamos oito anos do governo Lula lutando por uma plataforma estruturante para o teatro no país, avaliamos por hora que quanto mais cedo definirmos as nossas lutas menor a chance de passarmos mais quatro ou oito anos dependendo exclusivamente de editais  federais intermitentes.

Na expectativa do engajamento de todos, agradeço e aviso que está sendo montada uma comissão organizadora  e nela serei mais um militante.

Agradecendo as adesões que todos enviaram até agora, despeço-me por hora e espero que a comissão faça os contatos necessários para que tudo sais da melhor maneira possível.

Solicito a todos que espalhem ao máximo a notícia.

Desculpem os erros na escrita,

Ney Piacentini.


____________________________
Neanddra LopesCooperativa Paulista de Teatro
(  11 2117-4711
+ central@cooperativadeteatro.com.br

Nenhum comentário: