sábado, 26 de fevereiro de 2011

FOTOGRAFIA - PRÊMIO NACIONAL PIERRE VERGER

Prêmio Nacional Pierre Verger:
inscrições até março
Até o próximo dia 18 de março, fotógrafos de todo o país poderão se inscrever no “Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger”. O concurso, em sua quarta edição, é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), como forma de incentivar e divulgar a produção fotográfica brasileira.

Podem participar fotógrafos residentes no Brasil, que participem com um conjunto de trabalhos de temáticas e técnicas livres. Além do prêmio de R$ 30 mil, o autor selecionado recebe apoio financeiro para a produção de uma exposição individual, em Salvador, e para a edição de um catálogo com o ensaio produzido para o concurso. Ao todo, o investimento é de R$ 60 mil. 
"Homogenia",
de Leonardo Costa Braga,
a fotografia vencedor
da última edição,
em 2008-2009,
do concurso.
O prêmio é aberto à participação de estrangeiros, desde que comprovem a residência legal em território nacional, por tempo mínimo de dois anos. As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas tanto na sede da Funceb ou via correios. Todos os participantes precisam ter mais de 18 anos de idade. 

Com periodicidade bianual, a última edição do prêmio (2008-2009) registrou 154 fotógrafos inscritos, de 16 estados da federação. Neste ano, Leonardo Costa Braga, fotógrafo de Brasília, venceu a seleção com o trabalho “Homogenia”.

Pierre Verger, artista que empresta o nome ao concurso de fotografia, nasceu em Paris, França, em 1902. Ao completar 30 anos de idade, aprendeu a fotografar e viajou pelo mundo, vivendo exclusivamente deste ofício. Mesmo sem almejar fama ou status, trabalhou nas melhores publicações por todo o mundo.

O fotógrafo desembarcou na Bahia durante o pós-guerra, nos anos quarenta. Logo, entregou-se à diversidade cultural e transformou o povo simples e os lugares comuns nos temas preferidos de seu trabalho com as lentes.
  
Clique aqui, para ver o edital completo do concurso. 




SERVIÇO:
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011
Inscrições: Até 18 de março de 2011
Presencialmente: na sede da FUNCEB, de segunda
a sexta-feira, das 14 às 18h (Rua Gregório de Mattos, 29 – Pelourinho – Salvador/BA).
Por Correios: envio à CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA.
Inscrições gratuitas
Realização: Fundação Cultural da Bahia

Nenhum comentário: