O grupo trabalha com o boneco, pensando como uma escultura em movimento e nunca como elemento cênico descartável. E não por acaso, seus espetáculos aliam a magia do teatro de animação com a arte da manipulação. Em 2006, levou aos palcos o espetáculo "Amor e Loucura", que teve o apoio do "Prêmio Funarte" e "Prêmio Funceb".
ESPETÁCULO AMOR E LOUCURA:
SINOPSE: A partir de argumento de origem mitológica recontado por escritores renomados como La Fontaine, o espetáculo Amor & Loucura fala do encontro desses dois elementos e de como elas nunca mais se separaram. Vagava pelo caos a Loucura quando inesperadamente encontra um ovo. De lá nasce o Amor cheio de força e planos para o mundo. Ele põe em movimento as esferas, traz o Sol, faz a luz, e com suas flechas, convidas as criaturas a se apaixonarem. Loucura assiste aos seus esforços e aí vai... E desde então o Amor é cego e a Loucura sempre o acompanha...
Munidos de luvas, os atores manipuladores vestem preto e trabalham sobre uma estrutura circular móvel que faz alusão ao universo. A concepção do Grupo A Roda imprime ao tema elementos fantásticos, apoiados pela magia dos bonecos de madeira confeccionados por Olga Gómez e pelos poemas de Myriam Fraga que, pela primeira vez, são narrados pela própria poetisa. O espetáculo tem direção de Olga Gómez, direção musical de Uibitu Smetak e iluminação de Irma Vidal.
PÚBLICO: Todas as idades
DIA: 04/06/2008
HORÁRIO: 19:30
LOCAL: SESC AGUA VERDE - Salão de Eventos
INGRESSOS:
COM: 3,00
USU: 6,00
Dia 22 de maio (quinta-feira), o Ponto de Cultura Anima Bonecos de Rio do Sul (SC) vai receber a companhia de teatro de bonecos baiana A Roda, que trará o espetáculo Amor e Loucura para o público rio-sulense. O evento faz parte de um circuito de teatro promovido pelo SESC e que percorre várias cidades catarineneses.
A apresentação está marcada para 20h, na sede do Ponto de Cultura Anima Bonecos, que fica à Rua Vidal Ramos, 197 (atrás do Supermercado Mezzalira). Os ingressos custam R$10,00, sendo que comerciários, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada.
A OFICINA:
Oficina: "MADEIRA VIVA"
( Oficina de manipulação de bonecos)
Coordenação Pedagógica: Olga Goméz
Facilitadores: Fábio Pinheiro e Marcus Sampaio
Público alvo: Maiores de 18 anos, interessados em geral, com ou sem experiência em teatro.
Número ideal de participantes: 10
Duração: 08 horas ( único dia)
A oficina tem com coordenação a diretora Olga Gómez, a oficina pretende exercitar os princípios básicos para desenvolver um trabalho de manipulação direta com bonecos articulados em madeira. A partir de informações teóricas preliminares, os participantes experimentarão o processo que envolve a animação de bonecos articulados e terão a oportunidade de conhecer suas respectivas peculiaridades técnicas e construtivas.
Objetivos:
Possibilitar a vivência do processo de manipulação direta com bonecos do repertório do Grupo através de exercício práticos.
Buscar um código de movimentos através de princípios de manejo com o intuito de obter sincronicidade, explorando ações simples de tensão, vigor e reação.
Exercitar a neutralidade corporal e a transferência de ações/emoções para o boneco dotando-o de conteúdo humano.
Conteúdo Programático:
Sensibilização dos sentidos e apreciação do tempo da matéria através de exercícios de aquecimento com bastões e bolas.
Demonstração das peculiaridades da técnica de manipulação direta e apresentação dos bonecos de madeira a serem utilizados.
Exercícios de foco e Sincronia de movimentos entre dois ou três manipuladores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário