quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cia. Truks - São Paulo


A Cia. Truks - Teatro de Bonecos foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais de Teatro e Teatro de Animação em países do exterior. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos para o Teatro de Animação. Eventualmente atua na área publicitária, criando roteiros, bonecos e animações diversas para filmes e eventos afins.
Cia. coordena, atualmente, o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, projeto laureado pela Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal da Cultura, através do Prêmio "Teatro Cidadão" e atualmente contemplado pelo PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO. O "Centro", a partir de uma programação extensa que envolve a realização de oficinas, palestras, ciclos de debates, apresentações de pesquisas teatrais e um circuito de apresentações de espetáculos adultos e infantis, tem preenchido um importante e inédito espaço na capital paulistana, como verdadeiro espaço de referências para o Teatro de Animação, onde profissionais da área e interessados encontram vasto material para estudo, análise, discussão, apreciação e reflexão sobre este fazer teatral. Truks notabilizou-se, ao longo dos anos, por seu extremo profissionalismo, marcado por cada uma de suas mais de 5.000 apresentações já realizadas, além de uma constante e obsessiva busca pela perfeição técnica, pela vida e máxima expressividade de seus bonecos. Dotou o seu trabalho e pesquisa cênica de uma característica singular, ao desenvolver uma técnica particular de animação de bonecos, inspirada na centenária arte japonesa do "Bunraku", em que três atores, simultaneamente, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos, que encantam e surpreendem platéias de todas as idades. Não somente, a Cia. combina, a essa estética refinada de manipulação de figuras e bonecos, uma dramaturgia rica que, com delicadeza, usa o caráter mágico de seus bonecos para envolver e encantar crianças, escolha primeira do grupo. Sua capacidade de comunicação direta e precisa com este público é patente, concretizada através de histórias bonitas, que consideram e respeitam o seu rico universo criativo, ao tempo em que lhes oferecem visões de mundo instigantes, inovadoras, e repletas de fantasia, criatividade e poesia. Truks almeja fazer de sua atividade artística um forte instrumento de enriquecimento do imaginário infantil, atuando diretamente na formação de cidadãos críticos, criativos e, sobretudo, sensíveis, prontos a responder, com afeto e respeito ao próximo, aos desafios da vida futura.

Para ver pequenos vídeos dos espetáculos da Cia. Truks:CIDADE AZUL (infantil) - http://www.youtube.com/watch?v=fyRlJJteVUIO SENHOR DOS SONHOS (infantil) - http://www.youtube.com/watch?v=OL5Q6os3PAgVOVÔ (infantil) - http://www.youtube.com/watch?v=tVyjLd1GcJkGIGANTE (infantil) - http://www.youtube.com/watch?v=-7CwqUDgTSoBIG BANG (teatro jovem) - http://www.youtube.com/watch?v=kqcly_8qgGk outros vídeos:Comercial feito para Golden Cross:http://www.youtube.com/watch?v=1nacyanRs_0Quem somos - http://www.youtube.com/watch?v=ToGL6F4stX4Programas de TV - http://www.youtube.com/watch?v=a3vvEorbOeYJornal Hoje - http://www.youtube.com/watch?v=APJIPKBiFYk

Contato:E-Mail: truks@uol.com.br

Nenhum comentário: