sábado, 13 de agosto de 2011

Prêmio de conto e romance do Sesc recebe inscrições até o dia 31.


Literatura para iniciantes
Prêmio de conto e romance do Sesc recebe inscrições até o dia 31.

Com os objetivos de abrir espaço para novos talentos e promover a literatura produzida no país, o Prêmio Sesc de Literatura está recebendo inscrições de autores de todas as partes do Brasil, até o dia 31 de agosto. O concurso abrange as categorias de conto e romance, dirigido a textos inéditos.

Além dos brasileiros, o prêmio permite a participação de escritores estrangeiros residentes no país. Os textos, entretanto, precisam ser compostos em língua portuguesa, sendo destinado ao público adulto de leitores.

O participante não poderá ter nenhum livro publicado nas categorias em que se inscrever e deve ser maior de idade.

As obras vencedoras, em cada segmento, escolhidas por uma comissão de avaliação instituída pela organização do concurso, serão publicadas e distribuídas pela Editora Record. Os livros, que serão comercializados, terão uma tiragem inicial de dois mil exemplares. O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra impressa.

Para a escolha dos trabalhos contemplados, os avaliadores irão considerar como único critério o mérito literário. As inscrições podem ser feitas no portal do Serviço Social do Comércio (Sesc/Nacional) e, depois de impressas, enviadas por meio dos Correios.

O Prêmio Sesc de Literatura foi lançado em 2003, tendo se constituído em uma alternativa a mais para o iniciantes no universo ficcional e queiram acessar ao competitivo mercado editorial brasileiro.

Além da publicação do livro, os autores premiados terão as suas obras distribuídas em todas a rede de bibliotecas, salas de leituras e outros serviços culturais oferecidos pelo Sesc, nas mais diferentes localidades.

Para a inscrição, os textos terão de ter entre 130 e 400 páginas, para a categoria romance e de 70 a 200 páginas, para os contos. Para tanto, será obedecida a formatação disposta no edital do prêmio, que exige a digitalização do texto em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. No livro de contos, cada peça deverá ser iniciada em uma nova página, bem como cada capítulo do romance deverá ser iniciado em uma nova página.

Os textos que estiverem fora do formato determinado serão automaticamente desclassificados do concurso.

O resultado da seleção será divulgado no mês de março do próximo ano, durante cerimônia no Rio de Janeiro.  O custo de deslocamento e estadia referente à participação dos autores contemplados na solenidade, será assumidos pelo Sesc.
 
Para acessar o edital ou fazer a inscrição no prêmio, clique aqui.

Para conhecer os autores e obras já premiadas pelo concurso, clique aqui

Nenhum comentário: