domingo, 15 de maio de 2011

Prefeito de São José dos Pinhais ordena a destruição de um edíficio de 130 anos

Tratores para derrubar o prédio, que estava em processo de tombamento, chegaram por volta da 1h
14/05/2011 | 14:43 | RODOLFO STANCKI
 - Gazeta do Povo
Na madrugada deste sábado (14), o prefeito de São José dos PinhaisIvan Rodrigues (PTB), ordenou a derrubada da antiga prefeitura da cidade. A edificação foi construída na década de 1880 e, desde agosto de 2010, estava em processo de tombamento pelo conselho do patrimônio histórico do município.
Segundo a historiadora Maria Angélica Marochi, 60, os tratores chegaram à Rua Passos de Oliveira, onde ficava a sede, por volta da 1 hora. “A casa pertenceu a um prefeito da cidade nos anos 20. Desde a década de 1970 existiam iniciativas para tombar o local. O prefeito não respeitou seus cidadãos.”
Maria faz parte do Conselho do Patrimônio de São José dos Pinhais. Ela conta que o pedido de tombamento da edificação foi aprovado pelos conselheiros por unanimidade. “O processo já tinha tido início. Aí o prefeito recusou a proposta no fim do ano passado e não tocou mais no assunto desde então.”
A professora Neusa Koerbel, 60, conta que cresceu observando o prédio e quase não acredita no que aconteceu. Ela mora há três quadras da prefeitura e acordou chocada com a notícia. “Sinto como se tivessem matado uma parte da memória da cidade”, lamenta. O prefeito Ivan Rodrigues foi procurado pela reportagem, mas não quis comentar a situação.




Desde que a atual gestão municipal assumiu presenciamos um descaso com a cultura de SJP.
Acabaram com todos os projetos que eram referência no Estado do Paraná e no País; demonstrando uma falta de visão e conhecimento, tratando a cultura como o lixo de sua casa.
Acabaran com a Escola de Dança, com a Cia Corpo São, que tanto encantou a comunidade são-joseense, acabaram com o projeto O BONECO E A SOCIEDADE,  que era uma referência no Brasil com reconhecimento do ministério da Cultura. E agora passa por cima de uma decisão unânime do conselho do Patrimônio Histórico, e coloca abaixo uma parte da história do Município. 


 Em poucas horas, tudo no chão
 
Muitos documentos oficiais entre os escombros
 
 Documentos oficiais perdidos nos entulhos
Mais documentos oficiais perdidos
Maria e Neusa: indignação e tristeza
Nos entulhos, CDs do Comitê de Geminação
Leia mais sobre o caso no site www.gazetadopovo.com.br.

Casa destruida tinha mais de 130 anos

O imóvel demolido pelo prefeito Ivan, onde funcionava a sede da Prefeitura de São José dos Pinhais, tinha mais de 130 anos de história.

A foto acima, tirada em 1912, já mostra o Casarão Massaneiro (no círculo).




Um comentário:

Leonardo Costa disse...

Leia o meu Bolg a artigo é “ O demolidor de história”
http://blogdoleonardocosta.blogspot.com/2011/05/o-demolidor-de-historia.html

A visão de um cidadão Sãojoseense da gema.
Dia 14 de maio de 2011 vai ficar na historia da nossa cidade, o prefeito Ivan Rodrigues coloca abaixo um imóvel com mais de 130 anos de historia onde abrigava o gabinete do prefeito e vice-prefeito. São José dos Pinhais acordou mais triste, seu ultimo prédio contruido no século 19 foi ao chão, nem a fachada foi mantida, em muitas cidades o moderno e o histórico caminham lado a lado preservando a historia e proporcionando a novidade/modernidade a população.
“Sem Historia não há Futuro
Att
Leonardo Costa