sábado, 9 de agosto de 2008

1º Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba - Paraná

A Companhia Silenciosa integra o 1. Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba e apresenta:

Salmon Nela
De Giorgia Conceição

Este ser já não me pertence. É do mundo, está imerso no mundo, repleto de mundo. O mundo interpenetra e penetra este corpo: sem identidade, sem foco, puro ímpeto multidirecional. Um corpo que cai. Vertigo, baby.
La forma que se despliega.


Léo Glück Live In Moscow
De Léo Glück

Trago em mim um gênero modificado e modificante. Um sexo inerentemente mutante. Gosto de ser composta pelos olhos e insuflada pela mente. Não admito o fardo, a demente incumbência da perpetuação da espécie.
Tudo aquilo que é, ou pretende ser, perpétuo deve ser banido.


Dia 09 de agosto de 2008, das 10 às 22h.
Local: ACT – Ateliê de Criação Teatral (Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305).
Fone: (41)3338-0450.

1º Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba

Doze horas, doze grupos e um objetivo comum: aprofundar a discussão sobre o fazer teatral em Curitiba, tendo como ponto de referência o trabalho de pesquisa continuada. Reunidos há quase dois anos, discutindo sobre mecanismos de criação e produção na contramão do mercado, os integrantes promovem uma ação artística inédita na cidade, o 1º Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba.

Unidos por esse ideal, a iniciativa sublinha a importância de uma ação como essa para os grupos de pesquisa em teatro. A programação com 12 horas de duração, mostrará um pouco do trabalho de cada companhia através de cenas, mostras de processo, pré-estréias, performances, leituras dramáticas, estudos e demonstrações de técnicas de trabalho, vídeos, etc...

Nena Inoue, coordenadora geral do ACT, onde acontecerá o 1.o Movimento, considera que esta ação é um exercício de compartilhamento artístico e político dos coletivos de teatro, fortalecendo, entre outras, a importância de ações independentes e dos espaços que abrigam programações não mercadológicas. Para Márcia Moraes, produtora e integrante da CiaSenhas de Teatro, integrar o movimento é uma necessidade de fortalecer um segmento da arte teatral, caracterizado por um modo de produção continuado e conseqüente, que propõe novas relações entre o artista, arte, o público e a cidade.

Embora existam em Curitiba outros núcleos de pesquisa teatral este é o primeiro passo independente no compartilhamento de trabalhos dos grupos. A diretora de produção da Companhia Brasileira de Teatro, Giovana Soar, explica que durante muito tempo os grupos ficaram sem trocar e a partir dessas doze companhias outras poderão vir a integrar o movimento.

A programação terá início com uma conversa com Dorberto Carvalho,diretor de teatro, co-autor de Iná Camargo no livro sobre a Lei do Fomento de SP, e que estará no ACT falando sobre políticas públicas de cultura e seu decorrente desenvolvimento artístico. A exemplo de São Paulo, onde a Lei de Fomento ao Teatro é uma realidade oriunda da classe artística paulista, os grupos da cena local querem seguir o mesmo caminho. Ciliane Vendruscolo, atriz e produtora da Cia Provisória define como fundamental a importância desse tipo de discussão, pois dessa forma oportuniza-se a criação de mecanismos que assegurem a existência da pesquisa de linguagem artística.

O que é importante do movimento, segundo Andrei Moscheto, diretor do grupo Antropofocus™, é que ele não é um movimento anarquista e antagônico as legislaturas. Não tem o objetivo de fazer campanha contra órgãos governamentais e sim buscar um diálogo aberto sobre as possibilidades para produção cultural. Para o ator e produtor da Obragem Teatro e Cia, Eduardo Giacomini, trata-se de um encontro dos pesquisadores da área de teatro para discutir a formação da arte através de políticas públicas para a manutenção das companhias.

Além desse encontro entre a própria classe artística a expectativa dos representantes de cada um dos dozes grupos é que esse seja um espaço de discussão estética no qual o público tenha contato com a produção de teatro de grupo da cidade, é o que espera Giorgia Conceição, diretora da Companhia Silenciosa. “Esperamos poder conversar com as pessoas que irão ao evento sobre essas questões artísticas, diminuindo a distância entre arte e vida. Para nós, é uma ação na esfera micropolitica que, através do encontro de pessoas, pode gerar novos territórios pelos quais possamos transitar juntos”, explica Giorgia.

Extrapolar os limites do teatro também é um objetivo futuro do movimento. Entra na questão da identidade cultural da cidade. Para Paulo Biscaia, diretor da Vigor Mortis, todas essas companhias estão unidas para trazer atenção para elas e para solidificar valores da identidade cultural da cidade.

A articulação que resultou na criação do movimento começou há dois anos, mas para Diego Fortes, diretor da A Armadilha Cia de Teatro é nesse momento que existe uma maturidade das pessoas envolvidas, do que elas querem e pretendem melhorar na cena teatral curitibana. Nesse sentido, Mauro Zanatta, diretor da Cia do Ator Cômico, acrescenta que essas companhias juntas passam a fortificar a atitude de grupos como entidades.

Dentro dessa perspectiva de trabalho de grupo Cristóvão de Oliveira, diretor da Alameda Cia Teatral, ressalta que a produção de grupo está mais ligada a uma linguagem do que apenas a produção de um espetáculo. E que segundo Rodrigo Ferrarini, ator da Pausa Companhia, dentro da classe existem alguns pensamentos artísticos que se cruzam muito bem e que proporcionam esse tipo de iniciativa. “A gente unido é capaz de conquistas que sozinho não é capaz”, diz Rodrigo.

Acompanhe, a seguir, detalhes da programação completa:

10h – Café com companhia (s)

10h30 – Conversa com Dorberto Carvalho (SP) – Políticas Culturais

13h – Almoço

Primeiro bloco – 14h

Companhia Brasileira de Teatro
Leitura de Escritos sobre Teatro do autor Jean-Luc Lagarce, extraídos do livro Do Luxo e da Impotência;
CiaSenhas de Teatro
Mostra de processo: Narrativas Urbanas – Interferências e Contaminações;
Vigor Mortis
Leitura dramática: O Beijo No Meio da Noite, texto clássico do Thêátre du Grand Guignol, escrito por Maurice Level em 1912.

15h30 – Café com companhia(s)

Segundo Bloco – 16h

Companhia Provisória
Demonstração de trabalho;
ACT
Cenas espetáculo Henfil Já!
Obragem Teatro e Cia
Mostra de processo: cena – Mão Dupla
Pausa Companhia
Leitura Dramática
Companhia Silenciosa
Performance Solo de Giórgia Conceição

17h40 – café com companhia (s)

Terceiro Bloco – 18h

Alameda Cia. Teatral
Demonstração técnica de trabalho: A Poética do Treinamento;
Ator Cômico
Demonstração de Técnicas de Improvisação;
Companhia Silenciosa
Performance Solo Léo Glück Live In Moscow;
Antropofocus™
Cenas de Contos Proibidos de Antropofocus™;
A Armadilha
Cena – Mais Que As Palavras, inspirada num trecho do livro "Extremamente Alto & Incrivelmente Perto" de Jonathan Safran Foer.
20h – Café/jantar com companhia(s)

21h – A Viagem – Espetáculo Sensorial em que cada espectador é conduzido por um ator. Uma livre adaptação do espetáculo “Viagem em terra interior”, criação de Léa Dant, (com a participação de integrantes de todos os grupos que compõem o Movimento)*

*Podem acontecer duas sessões!

22h – Encerramento

No local haverá área de alimentação!

1º Movimento de Teatro de Grupo
ACT – Ateliê de Criação Teatral
A Armadilha Cia de Teatro
Alameda Cia Teatral
Antropofocus™
Ator Cômico
CiaSenhas de Teatro
Companhia Brasileira de Teatro
Companhia Provisória
Companhia Silenciosa
Obragem Teatro e Cia
Pausa Companhia
Vigor Mortis

Serviço:
1° Movimento de Teatro de Grupo
Dia 09 de agosto, das 10h às 22h.
Local: ACT – Ateliê de Criação Teatral (Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305).
Informações: 3338-0450 http://movimentodeteatrodegrupo.blogspot.com/
Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada)


Nenhum comentário: