segunda-feira, 2 de agosto de 2010

LA HOJA DEL TITIRITERO

Boletim eletrônico da Comissão para América Latina de UNIMA
Ano 7, n°20 - Julho de 2010
Novo email:
comision.unima@gmail.com

La Hoja del Titiritero -  " A Folha do Bonequeiro", boletim eletrônico e meio de comunicação da Comissão para América Latina de UNIMA, tem como proposta informar e colocar em contato os bonequeiros das línguas espanhola e portuguesa , mantendo os laços de união através da Arte do Teatro de Bonecos.
Também queremos chegar a todos os titeriteiros do mundo com o interessante conteúdo das matérias, reportagens e noticias, que são publicadas na sua língua de origem.
 
La Hoja del Titiritero - " A Folha do Bonequeiro"  com novas páginas e com novo visual, pretende  contribuir em esta RED de ação titeriteira, como proposta de integração no continente.
 
Em esta edição:
Conselho / Congresso UNIMA em Dordrecht, Holanda; Dossier:  Museu da Marioneta em Lisboa; Personagem Inolvidável: Freddy Artiles de Cuba;
Reportagem: Teatro Gira- Sol de Uruguay; Curso en Tolosa, cartas dos Bolsistas: Omar Rocha de Brasil;  Patrimônio: A Arte do Bunrako;
Festivais com inscrições abertas e   Noticias do Brasil e do mundo.
  
Agradecemos o trabalho voluntário de todas as pessoas que contribuíram com a realização de esta Utopia: colaboradores de noticias, redatores de textos e a nosso web master, Fabrice Guilliot.
 
Os convidamos a ler La Hoja del Titiritero n° 20 no NOVO SITE:
 
 
 
Envie noticias, envie sua opinião.
Queremos saber o que você pensa para melhorar nosso trabalho, na próxima edição.
 
Susanita Freire
Membro do Comitê Executivo de UNIMA
Presidente  CAL - UNIMA
 
 
“Avec l’amitié et la volonté, les utopies, les plus grandes deviennent réalité”.Com amizade e vontade, as mais grandes utopias se transformam em realidade.Jacques Félix

Colabore com a divulgação do boletim "La Hoja del Titiritero", envie para sua Lista de Amigos dos Títeres

OFICINA DE PALHAÇO - INICIANTES

Dias 31 de julho e 01 de agosto teremos o curso de palhaço "Levando o Riso à Sério" com uma promoção imperdível, confira:

Curso "Levando o Riso à Sério - iniciantes"
"... porque ser palhaço é muito mais do que colocar um nariz vermelho!"
ministrante: Rafael Barreiros (Palhaço Alípio)

dias 31 de Julho e 01 de Agosto

quando:  sábado (31 de julho) e domingo (01 de agosto) das 19h às 22h
investimento: de R$100,00 por apenas R$50,00
onde: Espaço Cia dos Palhaços - amintas de barros 307 (próximo à Reitoria da UFPR)

o que é: Uma Oficina de Iniciação a arte do palhaço. Visa experimentar, vivenciar e estudar a arte do palhaço/clown a partir
de jogos, do improviso, da criatividade, do encontro com o seu ridículo e a possibilidade de criação a partir disso.
 
ministrante: Rafael Barreiros - Palhaço Alípio, pesquisa essa linguagem a 10 anos. Já estudou com diversos mestres de várias regiões, entre eles Ricardo Puccetti (LUME), Leo Bassi (Espanha), Marcio Ballas (Jogando no Quintal e Programa "É Tudo Improviso"), Ricardo Behrens (Argentina), Marcio Libar (Mundo ao Contrário -RJ), Carlos Moreira (Portugal). 


maiores informações: 9206-8504 / palhacoalipio@yahoo.com.br

CORAL CHAMPAGNAT - AMANHÃ DIA 03 DE AGOSTO - PUCPR/SJP

Morreu Cyro Del Nero


Morreu na madrugada deste sábado (31),aos 78 anos, o cenógrafo brasileiro Cyro del Nero. Paulistano do bairro do Brás, ele criou cenas para diversas peças de teatro e óperas, além de ter um importante papel na TV brasileira. Segundo sua assessoria de imprensa, a causa da morte foi insuficiência coronariana e ele deixa esposa e sete filhos. O velório de del Nero está sendo realizado na tarde deste sábado (31) na capela do Cemitério Primaveras, em Guarulhos. Seu corpo será cremado às 17h, no crematório do mesmo local, projetado por ele em 2004, com jardins de inverno que considerava “atemporais”.
Del Nero foi considerado o melhor cenógrafo nacional da 5ª Bienal de Artes Plásticas de São Paulo e também era professor da Universidade de São Paulo. Além de passar pela TV Record, Tupi e Excelsior, foi diretor de arte da TV Globo e responsável por diversas aberturas de novelas, além de criar as aberturas e o cenário dos números musicais do “Fantástico” na década de 1970. Eles são considerados os primeiros videoclipes produzidos no país.
Dentre os seus trabalhos, merecem destaque as aberturas da novela “Gabriela” (1975) e do infantil “Vila Sésamo”. Também fez os logotipos do primeiro “Roberto Carlos Especial”, de 1974, do folhetim “O espantalho” (exibido na Record, em 1977) e da TV Bandeirantes. O desenho atual é uma variação do modelo criado por ele no começo dos anos 1980.
Dentre os números musicais que produziu, “Gita”, de Raul Seixas, é marcante. Criado em 1974, ele serviu de modelo para todos os outros feitos pelo “Fantástico”. Pela inovação de “Gita”, o cenógrafo disputa com Nilton Travesso o título de “primeiro videoclipe brasileiro”.
Em 1975, Travesso dirigiu para o programa dominical o clipe de “América do Sul”, de Ney Matogrosso. Ele defende que esse foi o primeiro videoclipe nacional por não ter sido realizado em estúdio e por utilizar o recurso da dublagem.