quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PALESTRA COM MARINA OKUMURA

  A convite da UFPR, Marina Okumura fala sobre Akira Kurosawa, 
no dia 30 de outubro, das 18h às 19h30, 
na Cinemateca de Curitiba - Mostra de Cinema Japonês.
Confira a programação abaixo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OUTUBRO MÊS DA CULTURA JAPONESA
O Consulado Geral do Japão em Curitiba promove o MÊS DA CULTURA JAPONESA, em outubro.
O evento abre com a EXPOSIÇÃO DE IKEBANA (arranjos florais), nos dias 1, 2 e 3, no Salão de Exposições do Museu Botânico Municipal e a EXPOSIÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS, que permanece no Crystal Plaza Shopping Center até o final do mês.
No período de 25 a 31 de outubro acontecerá  a MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS, com a programação especial trazendo filmes dos diretores Akira Kurosawa e Yasujiro Ozu, além de um dia ser reservado para a mostra de anime japonês.
MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS
Data: 25 a 31 de outubro de 2010
Local: Cinemateca de Curitiba  (R. Carlos Cavalcanti 1174 Tel>3321-3252)
Parceiro: Fundação Cultural de Curitiba
                 Prefeitura Municipal de Curitiba
                 Curso de letras japonês da UFPR

Coletivo Ipanema de Curitiba procura diversos atores e não atores para compor o elenco do Longa-Metragem NOTÍCIAS DO SÉC. XX



Nós do Coletivo Ipanema estamos produzindo o longa-metragem Notícias do Séc. XX, que será composto de 3 segmentos:
- O Acorde Errante, direção de Marcos Serafim
- Decisão Real, direção de André Senna
- O Lugar de Todos, direção de Laura Montalvão
e gostaríamos da colaboração da Casa da Maite, pela grande repercussão para a divulgação do nosso projeto e apoio ao cinema brasileiro.
O longa-metragem a ser realizado é parte do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Cinema e Vídeo da CINETV-PR/FAP e as gravações ocorrerão na última semana de Outubro e nas primeiras semanas de Novembro.
No momento estamos fazendo a produção de elenco, e gostaríamos que divulgassem se possível o anúncio para o casting (com o cartaz do filme que segue em anexo):
"O Coletivo Ipanema está a procura de atores e não-atores para compor o elenco do Longa-Metragem NOTÍCIAS DO SÉC. XX
O LUGAR DE TODOS
- Garota de 25 a 29 anos
- Travesti ou Transexual, 30 a 40 anos, alta, seios fartos.
- Homem alto, 25 a 35 anos, braços fortes, corpo definido.
- Homem, 35 a 38 anos, moreno, cabelo curtinho ou careca, estatura mediana.
O ACORDE ERRANTE
- Garoto, 24 a 27 anos, alto, forte, não musculoso.
Decisão Real, O Lugar de Todos e O Acorde Errante, são os três segmentos que compõe o longa-metragem Notícias do Séc. XX. O filme será realizado por alunos de cinema como Trabalho de Conclusão de Curso - Bacharelado Cinema e Vídeo, CINETV-PR /FAP.
Trata-se de um projeto independente de carácter cultural e artístico – sem fins lucrativos – que participará de festivais nacionais e internacionais de cinema e sua distribuição será livre.
Interessados no convite informar por Facebook, blog ou e-mail para discussão do projeto e roteiro:

PARTIU MAIS UM FEI TICEIRO DA ARTE - ERNANI ZÉTOLA

Lamentamos informar que o Sr.Ernani Zétola faleceu hoje (20 de outubro) e está sendo velado no Museu Atílio Rocco (Rua XV de Novembro, 1660 - centro).

Sr. Ernani é um ícone da cultura sãojoseense, sempre muito atuante: foi o primeiro colunista social da cidade, diretor social do São José Esporte Clube, da Sociedade Esperança, da Sociedade Garibaldi, secretário do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri; foi fundador do Centro Cultural Scharffemberg de Quadros, do Grupo Folclórico Anima Dantis e idealizador e criador do Museu Municipal Atilio Rocco.

Ele disse que " na alongada estrada da minha vida eu tive muitos sonhos; uns não passaram de castelos de areia, outros se tornaram reais. Entretanto o melhor de todos, bem maior que todos, foi a criação do Museu Municipal de São José dos Pinhais, hoje relicário da nossa história palpável, templo da memória sãojoseense".

Nosso tributo ao mestre que através da cultura espalhou a luz no caminho de todos nós.