sexta-feira, 27 de março de 2009

Secretária da Cultura impõe condições para retomada das aulas da Escola Livre de Teatro



Por Tânia Jeferson

A secretária de Cultura de São José dos Pinhais, Elisete Farias, afirmou em entrevista ao Jornal Metrópole, que a Escola Livre de Teatro – que não teve suas aulas iniciadas no dia 9 de março, como programado, por determinação da Secretaria – pode retomar as aulas na segunda-feira (30) desde que apresente um professor graduado e um plano de aula. Segundo a secretária, a escola está parada porque ela não recebeu nenhum relatório informando número de alunos e plano de aulas.
Contestando a informação da secretária, Tadica Veiga, uma das coordenadoras do projeto ‘O Boneco e a Sociedade’, disse que todas as ações do projeto, inclusive da Escola Livre, estão relacionadas no contrato de prestação de serviço que tem com a Prefeitura e em relatórios, que segundo Tadica, não foram aceitos. “Nós mandamos um relatório super detalhado sobre as atividades da escola, mas ele não foi aceito. Até números oficiais do carnaval foram contestados pela Secretaria. E de que adianta iniciar as aulas na segunda-feira se o nosso contrato vence em maio e é claro que não querem a continuidade do projeto. Isso é enganar o povo”, afirmou Tadica.
Outro problema que a secretária aponta como impedimento da continuidade das aulas é a estrutura do prédio, onde existe uma rachadura. “Sem um público definido, número de alunos e espaço comprometido optou-se pelas aulas não terem início até que tivéssemos claras essas observações. E esses problemas estruturais não estão apenas na escola de teatro, o chão da ‘Escola de Dança Corpo São’ também está comprometido. Eu venho de um trabalho da educação e sei que essas ações precisam de segurança na estrutura e um programa bem claro”, disse.
A secretária disse que nos documentos de transição e nos relatórios de 2008 não há informações sobre a escola. “Eu não tenho nada. Não há nivelação por idade ou programa de ensino, por exemplo, e essa é uma prerrogativa que me pertence. Quem são os alunos? Quem são os professores? Quantas são as turmas? A Prefeitura deve ter o controle disso. Se eu chego aqui e todas os prestadores me dão relatórios das atividades, por que com a escola deve ser diferente?”, questionou.
Tadica rebate dizendo que a secretária nunca chamou os coordenadores para conversar. “Nunca houve o interesse da Secretaria em se inteirar totalmente do projeto. O relatório que enviamos não foi lido minuciosamente, já que tem algumas observações pedindo informações que estão no final de algumas frases”, falou.
“Sempre achei a ação da Companhia dos Ventos muito boa. Não há críticas sobre o que se fez, mas agora é preciso pontuar. As ações foram perdidas, o foco se perdeu, e queremos resgatar antigas ações como o Homem Palco e as Impanadas. O boneco gigante e o carnaval são outras ações. Mesmo que a Cia dos Ventos não permaneça prestando serviços à Prefeitura, São José dos Pinhais não perde os bonecos, isso já faz parte da cultura da cidade. Buscaremos outras vias para a continuidade dos trabalhos”, falou a secretária.
No edital que a Secretaria deve lançar para a licitação da nova escola de teatro, deve ser exigência a presença de um dramaturgo e quatro ou cinco professores graduados em artes cênicas, e informou que a Companhia dos Ventos poderá participar assim como as outras empresas.
Tadica Veiga afirma que a Cia não poderá concorrer a licitação porque o projeto ‘O Boneco e a Sociedade’, onde a escola está inserida, é único e pioneiro. “Eu não posso concorrer com o projeto e nem a secretaria pode usar o nosso projeto, já que estamos resguardados pela lei de direito autoral. Nós realizamos nossas criações a partir de um patrocínio. Nunca vi a Petrobrás patrocinar um espetáculo e depois ir lá buscar o cenário”, contestou a bonequeira.
“Não vendi o meu projeto para a Prefeitura, apenas o cedi sob contrato. Quando o contrato acaba, o projeto continua sendo meu. A Prefeitura tem todo direito de não querer mais, mas não tem o direito de sacrificar os artistas e a população neste trâmite. Para tudo há um ponto de convergência quando se quer resolver algo, mas para isso as pessoas devem conversar, dialogar, e tentar entender antes de condenar, e isso não feito até aqui”, disse Joelson Cruz, coordenador do projeto.

Orçamento
Elisete Farias disse que a secretaria tem um orçamento de R$ 3 milhões por ano. R$ 1,6 milhão está comprometido com a folha de pagamento. “Temos que dividir esta verba para contemplar vários outros projetos. Reduzimos os funcionários de 70 para 25 na Secretaria para enxugar custos”, argumentou.
“Até hoje, a Secretaria de Cultura abraçou muito a promoção social e a educação, e esta não é a nossa função. Não é nossa função fazer o contra turno da escola. Muitas mães perguntam: e agora, o que o meu filho vai fazer depois da aula? Podemos sim realizar esses trabalhos, mas não como obrigação. Tem outras coisas que estão paradas e que precisam da Secretaria, como a preservação do patrimônio histórico. O museu está descaracterizado em sua pintura original, o prédio que abriga a biblioteca também precisa de cuidados, os santos da Catedral precisam do apoio da Prefeitura em seu restauro e isso compete à secretaria e precisamos da verba para tudo isso”, falou a secretária.
“A nova gestão quer focar a arte popular, resgatar os festivais de música e dar espaço para os grupos étnicos, que precisam de espaço. Para isso temos que nos mobilizar em busca de recursos. As ações de arte educação são fundamentais, mas devem ser integradas. Hoje elas estão fragmentadas”, completou.
A secretária informou que foi solicitada à Procuradoria do Município a criação de um conselho de cultura. “Depois da aprovação dentro da legislação, haverá fóruns de discussão, para que aí surjam as indicações e assim a criação das políticas de cultura. Isso deve acontecer neste ano e no próximo”, contou.

Ponto de Cultura


Segundo a secretária, a documentação para a instalação do Ponto de Cultura no Museu do Boneco Animado está sendo encaminhada à Brasília, via correio, através da Secretaria de Planejamento. “Iremos capacitar servidores para que esses processos sejam encaminhados por aqui, mas enquanto isso, serão feitos como antes, pelo Planejamento”, afirmou.
Segundo informações da site da Prefeitura Municipal, sobre o projeto para captação de recursos para o Museu do Boneco Animado, a secretária afirma que “o município está inscrito para a captação deste recurso, ficando à espera da análise do projeto, que poderá ou não vir a ser contemplado, tendo em vista que é um recurso a ser solicitado por inúmeros projetos que concorrem no mesmo programa em todo o Brasil.” Mas de acordo com Clóris Costa, do Ministério da Cultura, a proposta já está aprovada, aguardando apenas a documentação.
Segundo Tadica, a documentação deve ser feita pela Secretaria de Cultura. “O Planejamento só faz o cadastramento no Sincov, não tem os formulários para preenchimento. A Secretaria de Cultura deve enviar os formulários preenchidos, além de toda a documentação do prefeito, e ata de posse, tudo com firma reconhecida. Pelo gabinete do prefeito não passou nada, com certeza. Só foi gerada a folha com o NR (número de registro do projeto no Ministério do Planejamento). Este número é que disponibiliza a verba que será solicitada pelo ministério da Cultura para depósito em conta. E de qualquer maneira a documentação tem que passar por mim, já que sou a responsável técnica artística do projeto, meu nome tem que ser homologado pelo prefeito, como já foi feito anteriormente, e isso não pode ser mudado. Agora é só uma adequação e reenvio de informações pela mudança de gestão”, afirmou Tadica.
Os pais dos alunos da Escola Livre de Teatro promovem hoje, às 14 horas, uma manifestação pacífica, saindo da Escola, em protesto. O objetivo da passeata é conseguir um horário para conversar com o prefeito e com a secretária sobre a permanência das aulas e do projeto.

Secretária da Cultura impõe condições para retomada das aulas da Escola Livre de Teatro



Por Tânia Jeferson

A secretária de Cultura de São José dos Pinhais, Elisete Farias, afirmou em entrevista ao Jornal Metrópole, que a Escola Livre de Teatro – que não teve suas aulas iniciadas no dia 9 de março, como programado, por determinação da Secretaria – pode retomar as aulas na segunda-feira (30) desde que apresente um professor graduado e um plano de aula. Segundo a secretária, a escola está parada porque ela não recebeu nenhum relatório informando número de alunos e plano de aulas.
Contestando a informação da secretária, Tadica Veiga, uma das coordenadoras do projeto ‘O Boneco e a Sociedade’, disse que todas as ações do projeto, inclusive da Escola Livre, estão relacionadas no contrato de prestação de serviço que tem com a Prefeitura e em relatórios, que segundo Tadica, não foram aceitos. “Nós mandamos um relatório super detalhado sobre as atividades da escola, mas ele não foi aceito. Até números oficiais do carnaval foram contestados pela Secretaria. E de que adianta iniciar as aulas na segunda-feira se o nosso contrato vence em maio e é claro que não querem a continuidade do projeto. Isso é enganar o povo”, afirmou Tadica.
Outro problema que a secretária aponta como impedimento da continuidade das aulas é a estrutura do prédio, onde existe uma rachadura. “Sem um público definido, número de alunos e espaço comprometido optou-se pelas aulas não terem início até que tivéssemos claras essas observações. E esses problemas estruturais não estão apenas na escola de teatro, o chão da ‘Escola de Dança Corpo São’ também está comprometido. Eu venho de um trabalho da educação e sei que essas ações precisam de segurança na estrutura e um programa bem claro”, disse.
A secretária disse que nos documentos de transição e nos relatórios de 2008 não há informações sobre a escola. “Eu não tenho nada. Não há nivelação por idade ou programa de ensino, por exemplo, e essa é uma prerrogativa que me pertence. Quem são os alunos? Quem são os professores? Quantas são as turmas? A Prefeitura deve ter o controle disso. Se eu chego aqui e todas os prestadores me dão relatórios das atividades, por que com a escola deve ser diferente?”, questionou.
Tadica rebate dizendo que a secretária nunca chamou os coordenadores para conversar. “Nunca houve o interesse da Secretaria em se inteirar totalmente do projeto. O relatório que enviamos não foi lido minuciosamente, já que tem algumas observações pedindo informações que estão no final de algumas frases”, falou.
“Sempre achei a ação da Companhia dos Ventos muito boa. Não há críticas sobre o que se fez, mas agora é preciso pontuar. As ações foram perdidas, o foco se perdeu, e queremos resgatar antigas ações como o Homem Palco e as Impanadas. O boneco gigante e o carnaval são outras ações. Mesmo que a Cia dos Ventos não permaneça prestando serviços à Prefeitura, São José dos Pinhais não perde os bonecos, isso já faz parte da cultura da cidade. Buscaremos outras vias para a continuidade dos trabalhos”, falou a secretária.
No edital que a Secretaria deve lançar para a licitação da nova escola de teatro, deve ser exigência a presença de um dramaturgo e quatro ou cinco professores graduados em artes cênicas, e informou que a Companhia dos Ventos poderá participar assim como as outras empresas.
Tadica Veiga afirma que a Cia não poderá concorrer a licitação porque o projeto ‘O Boneco e a Sociedade’, onde a escola está inserida, é único e pioneiro. “Eu não posso concorrer com o projeto e nem a secretaria pode usar o nosso projeto, já que estamos resguardados pela lei de direito autoral. Nós realizamos nossas criações a partir de um patrocínio. Nunca vi a Petrobrás patrocinar um espetáculo e depois ir lá buscar o cenário”, contestou a bonequeira.
“Não vendi o meu projeto para a Prefeitura, apenas o cedi sob contrato. Quando o contrato acaba, o projeto continua sendo meu. A Prefeitura tem todo direito de não querer mais, mas não tem o direito de sacrificar os artistas e a população neste trâmite. Para tudo há um ponto de convergência quando se quer resolver algo, mas para isso as pessoas devem conversar, dialogar, e tentar entender antes de condenar, e isso não feito até aqui”, disse Joelson Cruz, coordenador do projeto.

Orçamento
Elisete Farias disse que a secretaria tem um orçamento de R$ 3 milhões por ano. R$ 1,6 milhão está comprometido com a folha de pagamento. “Temos que dividir esta verba para contemplar vários outros projetos. Reduzimos os funcionários de 70 para 25 na Secretaria para enxugar custos”, argumentou.
“Até hoje, a Secretaria de Cultura abraçou muito a promoção social e a educação, e esta não é a nossa função. Não é nossa função fazer o contra turno da escola. Muitas mães perguntam: e agora, o que o meu filho vai fazer depois da aula? Podemos sim realizar esses trabalhos, mas não como obrigação. Tem outras coisas que estão paradas e que precisam da Secretaria, como a preservação do patrimônio histórico. O museu está descaracterizado em sua pintura original, o prédio que abriga a biblioteca também precisa de cuidados, os santos da Catedral precisam do apoio da Prefeitura em seu restauro e isso compete à secretaria e precisamos da verba para tudo isso”, falou a secretária.
“A nova gestão quer focar a arte popular, resgatar os festivais de música e dar espaço para os grupos étnicos, que precisam de espaço. Para isso temos que nos mobilizar em busca de recursos. As ações de arte educação são fundamentais, mas devem ser integradas. Hoje elas estão fragmentadas”, completou.
A secretária informou que foi solicitada à Procuradoria do Município a criação de um conselho de cultura. “Depois da aprovação dentro da legislação, haverá fóruns de discussão, para que aí surjam as indicações e assim a criação das políticas de cultura. Isso deve acontecer neste ano e no próximo”, contou.

Ponto de Cultura


Segundo a secretária, a documentação para a instalação do Ponto de Cultura no Museu do Boneco Animado está sendo encaminhada à Brasília, via correio, através da Secretaria de Planejamento. “Iremos capacitar servidores para que esses processos sejam encaminhados por aqui, mas enquanto isso, serão feitos como antes, pelo Planejamento”, afirmou.
Segundo informações da site da Prefeitura Municipal, sobre o projeto para captação de recursos para o Museu do Boneco Animado, a secretária afirma que “o município está inscrito para a captação deste recurso, ficando à espera da análise do projeto, que poderá ou não vir a ser contemplado, tendo em vista que é um recurso a ser solicitado por inúmeros projetos que concorrem no mesmo programa em todo o Brasil.” Mas de acordo com Clóris Costa, do Ministério da Cultura, a proposta já está aprovada, aguardando apenas a documentação.
Segundo Tadica, a documentação deve ser feita pela Secretaria de Cultura. “O Planejamento só faz o cadastramento no Sincov, não tem os formulários para preenchimento. A Secretaria de Cultura deve enviar os formulários preenchidos, além de toda a documentação do prefeito, e ata de posse, tudo com firma reconhecida. Pelo gabinete do prefeito não passou nada, com certeza. Só foi gerada a folha com o NR (número de registro do projeto no Ministério do Planejamento). Este número é que disponibiliza a verba que será solicitada pelo ministério da Cultura para depósito em conta. E de qualquer maneira a documentação tem que passar por mim, já que sou a responsável técnica artística do projeto, meu nome tem que ser homologado pelo prefeito, como já foi feito anteriormente, e isso não pode ser mudado. Agora é só uma adequação e reenvio de informações pela mudança de gestão”, afirmou Tadica.
Os pais dos alunos da Escola Livre de Teatro promovem hoje, às 14 horas, uma manifestação pacífica, saindo da Escola, em protesto. O objetivo da passeata é conseguir um horário para conversar com o prefeito e com a secretária sobre a permanência das aulas e do projeto.

quinta-feira, 19 de março de 2009

COMISIÓN PARA AMÉRICA LATINA - CARTA DE APOIO

COMISIÓN PARA AMÉRICA LATINA
2008-2012





Ao Exmo. Senhor Ivan Rodrigues
MD Prefeito de S. José dos Pinhais



Senhor Prefeito:

A Comissão para América Latina de UNIMA, tem contato permanente com os bonequeiros de nosso continente e conhece as realidades da cultura de outros paises e as dificuldades para organizar e preservar uma Escola de Teatro , um Museu e um projeto social
Sempre temos recomendado e falado com admiração do trabalho que se realiza em São José dos Pinhais, por estes artistas bonequeiros que formam parte da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos.

A Escola Livre de Teatro , o Museu Animado, O Boneco e a Sociedade e o Carnaval do Boneco Brasil,
são únicos no Brasil e em América Latina Temos manifestado nosso apoio e já visitamos a cidade durante o II Abrace Boneco, no 2007.
Sempre sentimos orgulho e admiração pelo trabalho realizado em São José dos Pinhais, pela Escola Livre de Teatro aos cuidados de Tadica Veiga e Joelson Cruz.

Em este ano se festejam 80 anos da UNIMA- União Internacional de la Marioneta, que preserva e apóia todas as iniciativas para dar vida às formas inanimadas.

Sr Prefeito, olhe com carinho para este projeto que se desenvolve na sua cidade, há mais de 10 anos, ele é único e já tem uma tradição. Seja generoso com a cultura de São José dos Pinhais.




Cordialmente,


Susanita Freire
Presidente
Comissão para América Latina de UNIMA

COMISIÓN PARA AMÉRICA LATINA - CARTA DE APOIO

COMISIÓN PARA AMÉRICA LATINA
2008-2012





Ao Exmo. Senhor Ivan Rodrigues
MD Prefeito de S. José dos Pinhais



Senhor Prefeito:

A Comissão para América Latina de UNIMA, tem contato permanente com os bonequeiros de nosso continente e conhece as realidades da cultura de outros paises e as dificuldades para organizar e preservar uma Escola de Teatro , um Museu e um projeto social
Sempre temos recomendado e falado com admiração do trabalho que se realiza em São José dos Pinhais, por estes artistas bonequeiros que formam parte da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos.

A Escola Livre de Teatro , o Museu Animado, O Boneco e a Sociedade e o Carnaval do Boneco Brasil,
são únicos no Brasil e em América Latina Temos manifestado nosso apoio e já visitamos a cidade durante o II Abrace Boneco, no 2007.
Sempre sentimos orgulho e admiração pelo trabalho realizado em São José dos Pinhais, pela Escola Livre de Teatro aos cuidados de Tadica Veiga e Joelson Cruz.

Em este ano se festejam 80 anos da UNIMA- União Internacional de la Marioneta, que preserva e apóia todas as iniciativas para dar vida às formas inanimadas.

Sr Prefeito, olhe com carinho para este projeto que se desenvolve na sua cidade, há mais de 10 anos, ele é único e já tem uma tradição. Seja generoso com a cultura de São José dos Pinhais.




Cordialmente,


Susanita Freire
Presidente
Comissão para América Latina de UNIMA

quinta-feira, 12 de março de 2009

Cia dos Ventos bate recordes de competência (SJP/PR)




Por: Katia Velo

O Projeto O Boneco e a Sociedade atingiu em 2009, entre janeiro e fevereiro, aproximadamente 400.000 pessoas com a Arte Milenar do Boneco.
O Boneco e a Sociedade é um projeto da Cia. dos Ventos que tem ao longo de 10 anos desenvolvido várias atividades extremamente fundamentais e relevantes. Uma delas é a criação do Museu do Boneco Animado - o primeiro do gênero no país. No Museu encontramos bonecos de vários tipos e tamanhos, feitos através de diversas técnicas como: fantoches, marionetes de fio, bonecos de dedos, bonecos gigantes, sombra javanesa, luz negra e muito mais.
Os bonecos do Museu do Boneco Animado são feitos por artistas bonequeiros do Paraná, da Cia. dos Ventos e pelos alunos da oficina de bonecos do projeto O Boneco e a Sociedade que além de aprenderem todas as técnicas plásticas, são orientados sobre a manipulação, construção de cenários e informações teóricas sobre a arte milenar do Teatro de Bonecos.
Outro momento de destaque dos bonecos é o Carnaval dos Bonecos, com repercussão nacional - é um marco - em São José dos Pinhais e Grande Curitiba, onde o resgate da alegria e festividade dos carnavais antigos é o principal objetivo. Há também a preocupação estética e a cada ano torna-se mais luxuoso e, principalmente, interativo contando com a presença da população tanto para assistir ao grande espetáculo quanto a participação como passistas utilizando os figurinos criteriosamente produzidos através de temas que mudam todos os anos, mas sempre buscando um foco social, cultural e educativo.
Como resultado, temos números expressivos, só em 2009, como:
* 444 visitas ao Museu do Boneco Animado;
* 319.046 visitas a exposição no Aeroporto Afonso Pena;
* 863 matrículas e rematrículas para a Escola Livre de Teatro;
* 1400 empréstimos do guardaroupa das Artes Cênicas para o Carnaval dos Bonecos;
* 230 pessoas na oficina aberta de carnaval - Centro Experimental In Ventos;
* 22.500 pessoas - Ciclo de Popularização das Artes Cênicas - atendimento diretos, só no mês de fevereiro:
Matinhos: Parceria com a UFPR, 500 moradores.
Pinhais: Suporte artístico a 2 escolas de Samba
Curitiba: Apresentação da comissão de frente do nosso carnaval e empréstimos de bonecos, fantasias a 3 escolas de samba (10.000 pessoas)
Antonina: A convite da Secretaria de Cultura local, o Carnaval dos Bonecos encerrou o carnaval de Antonina para 8.000 pessoas.
Lapa: A convite da Secretaria de Cultura e de turismo local, o Carnaval dos Bonecos fez o repique de carnaval no dia 28 de fevereiro para 4000 pessoas, sendo que na cidade há 60 anos que não havia carnaval de rua.
E ainda:
* Decoração para Oficina de pintura e máscaras de carnaval no Shopping SJP;
* Neste ano, o Carnaval dos Bonecos, atingiu um público de 12.000 espectadores, e 2005 foliões da comunidade sãojoseense.

Importante: Os bonequeiros artesãos trabalharam de 05 de janeiro a 13 de fevereiro, confeccionando: 28 bonecos gigantes novos, reformando 54 bonecos gigantes de outros carnavais, 40 máscaras para o palanque, faixas e broches para a premiação do baile infantil, 1200 fantasias reformadas, 2 carros alegóricos com esculturas gigantes, 30 fantasias de destaques, 800 novas fantasias, e 4.808 adereços. Além de atender a imprensa, fornecedores, reuniões de planejamento, usinação da produção e organização do desfile, ensaios e reuniões com as comunidades.

O projeto O Boneco e a Sociedade é um exemplo do que é possível (que pode parecer impossível) fazer quando se coloca as pessoas certas, nas funções certas.

A Escola Livre de Teatro coordena também os Ciclos de Popularização das Artes Cênicas onde ocorre a descentralização dos trabalhos através de apresentações de peças teatrais, performances, oficinas e “bate-papos” sobre as artes cênicas. Às sextas e sábados à noite (20h) e sábados (10h30), no Teatro de Bolso Iguaçu, realiza apresentações de peças teatrais adultas e infantis, respectivamente, de qualidade técnica, artística e cultural - irretocáveis.
Estes e outros projetos estão, até o momento, aguardando aprovação da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.
É fundamental que a população sãojoseense valorize seu patrimônio cultural.

Maiores informações:
Escola Livre de Teatro
Av. Rui Barbosa, 8646 – Centro
Tel.: (41) 3282-2222
Diretores: Tadica Veiga e Joelson Cruz

Cia dos Ventos bate recordes de competência (SJP/PR)




Por: Katia Velo

O Projeto O Boneco e a Sociedade atingiu em 2009, entre janeiro e fevereiro, aproximadamente 400.000 pessoas com a Arte Milenar do Boneco.
O Boneco e a Sociedade é um projeto da Cia. dos Ventos que tem ao longo de 10 anos desenvolvido várias atividades extremamente fundamentais e relevantes. Uma delas é a criação do Museu do Boneco Animado - o primeiro do gênero no país. No Museu encontramos bonecos de vários tipos e tamanhos, feitos através de diversas técnicas como: fantoches, marionetes de fio, bonecos de dedos, bonecos gigantes, sombra javanesa, luz negra e muito mais.
Os bonecos do Museu do Boneco Animado são feitos por artistas bonequeiros do Paraná, da Cia. dos Ventos e pelos alunos da oficina de bonecos do projeto O Boneco e a Sociedade que além de aprenderem todas as técnicas plásticas, são orientados sobre a manipulação, construção de cenários e informações teóricas sobre a arte milenar do Teatro de Bonecos.
Outro momento de destaque dos bonecos é o Carnaval dos Bonecos, com repercussão nacional - é um marco - em São José dos Pinhais e Grande Curitiba, onde o resgate da alegria e festividade dos carnavais antigos é o principal objetivo. Há também a preocupação estética e a cada ano torna-se mais luxuoso e, principalmente, interativo contando com a presença da população tanto para assistir ao grande espetáculo quanto a participação como passistas utilizando os figurinos criteriosamente produzidos através de temas que mudam todos os anos, mas sempre buscando um foco social, cultural e educativo.
Como resultado, temos números expressivos, só em 2009, como:
* 444 visitas ao Museu do Boneco Animado;
* 319.046 visitas a exposição no Aeroporto Afonso Pena;
* 863 matrículas e rematrículas para a Escola Livre de Teatro;
* 1400 empréstimos do guardaroupa das Artes Cênicas para o Carnaval dos Bonecos;
* 230 pessoas na oficina aberta de carnaval - Centro Experimental In Ventos;
* 22.500 pessoas - Ciclo de Popularização das Artes Cênicas - atendimento diretos, só no mês de fevereiro:
Matinhos: Parceria com a UFPR, 500 moradores.
Pinhais: Suporte artístico a 2 escolas de Samba
Curitiba: Apresentação da comissão de frente do nosso carnaval e empréstimos de bonecos, fantasias a 3 escolas de samba (10.000 pessoas)
Antonina: A convite da Secretaria de Cultura local, o Carnaval dos Bonecos encerrou o carnaval de Antonina para 8.000 pessoas.
Lapa: A convite da Secretaria de Cultura e de turismo local, o Carnaval dos Bonecos fez o repique de carnaval no dia 28 de fevereiro para 4000 pessoas, sendo que na cidade há 60 anos que não havia carnaval de rua.
E ainda:
* Decoração para Oficina de pintura e máscaras de carnaval no Shopping SJP;
* Neste ano, o Carnaval dos Bonecos, atingiu um público de 12.000 espectadores, e 2005 foliões da comunidade sãojoseense.

Importante: Os bonequeiros artesãos trabalharam de 05 de janeiro a 13 de fevereiro, confeccionando: 28 bonecos gigantes novos, reformando 54 bonecos gigantes de outros carnavais, 40 máscaras para o palanque, faixas e broches para a premiação do baile infantil, 1200 fantasias reformadas, 2 carros alegóricos com esculturas gigantes, 30 fantasias de destaques, 800 novas fantasias, e 4.808 adereços. Além de atender a imprensa, fornecedores, reuniões de planejamento, usinação da produção e organização do desfile, ensaios e reuniões com as comunidades.

O projeto O Boneco e a Sociedade é um exemplo do que é possível (que pode parecer impossível) fazer quando se coloca as pessoas certas, nas funções certas.

A Escola Livre de Teatro coordena também os Ciclos de Popularização das Artes Cênicas onde ocorre a descentralização dos trabalhos através de apresentações de peças teatrais, performances, oficinas e “bate-papos” sobre as artes cênicas. Às sextas e sábados à noite (20h) e sábados (10h30), no Teatro de Bolso Iguaçu, realiza apresentações de peças teatrais adultas e infantis, respectivamente, de qualidade técnica, artística e cultural - irretocáveis.
Estes e outros projetos estão, até o momento, aguardando aprovação da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.
É fundamental que a população sãojoseense valorize seu patrimônio cultural.

Maiores informações:
Escola Livre de Teatro
Av. Rui Barbosa, 8646 – Centro
Tel.: (41) 3282-2222
Diretores: Tadica Veiga e Joelson Cruz

sábado, 7 de março de 2009

Carta da ABTB - Centro Unima Brasil

Curitiba, 28 de Janeiro de 2009.

Sra Elizete Farias
Secretária de Cultura de São José dos Pinhais


Prezada Senhora:
A Associação Brasileira de Teatro de Bonecos-Centro Unima Brasil vem por meio desta carta expressar a importância da manutenção do projeto O Boneco na Sociedade em seus vários movimentos com destaque para o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro e o Carnaval dos Bonecos. O projeto em pauta tem relevante importância no cenário cultural do Paraná e do Brasil pela excelência e pioneirismo de sua missão e a qualidade dos resultados já obtidos. A ABTB- Centro Unima Brasil realizou em parceria com o projeto Bonecos na Sociedade e com a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais dois importantes encontros nacionais denominados : Abrace O Boneco Brasil- Seminário sobre Teatro de Bonecos que infocou aspectos ligados a memória, gestão e formação. Foram realizadas duas edições deste evento, respectivamente em 2006 e 2007 com a presença de importantes artistas, pesquisadores e gestores ligados a arte do Teatro de Bonecos no Brasil e na América Latina.
Solicitamos estudo de parceria e patrocínio (espaço, hospedagem e alimentação) com estimativa de presença de 30 convidados para o III ABRACE O BONECO BRASIL- Seminário sobre Formação e Gestão em Teatro de Bonecos a ser realizado em novembro de 2009 em São José dos Pinhais.
Desejamos todo sucesso na condução da nova gestão da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais e expressamos nossa disposição para termos um produtivo contato pessoal.

Atenciosamente,

Renato Paulo Carvalho Silva (Perré)
Presidente da ABTB- Centro Unima Brasil
( gestão 2008 – 2010)

Carta da ABTB - Centro Unima Brasil

Curitiba, 28 de Janeiro de 2009.

Sra Elizete Farias
Secretária de Cultura de São José dos Pinhais


Prezada Senhora:
A Associação Brasileira de Teatro de Bonecos-Centro Unima Brasil vem por meio desta carta expressar a importância da manutenção do projeto O Boneco na Sociedade em seus vários movimentos com destaque para o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro e o Carnaval dos Bonecos. O projeto em pauta tem relevante importância no cenário cultural do Paraná e do Brasil pela excelência e pioneirismo de sua missão e a qualidade dos resultados já obtidos. A ABTB- Centro Unima Brasil realizou em parceria com o projeto Bonecos na Sociedade e com a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais dois importantes encontros nacionais denominados : Abrace O Boneco Brasil- Seminário sobre Teatro de Bonecos que infocou aspectos ligados a memória, gestão e formação. Foram realizadas duas edições deste evento, respectivamente em 2006 e 2007 com a presença de importantes artistas, pesquisadores e gestores ligados a arte do Teatro de Bonecos no Brasil e na América Latina.
Solicitamos estudo de parceria e patrocínio (espaço, hospedagem e alimentação) com estimativa de presença de 30 convidados para o III ABRACE O BONECO BRASIL- Seminário sobre Formação e Gestão em Teatro de Bonecos a ser realizado em novembro de 2009 em São José dos Pinhais.
Desejamos todo sucesso na condução da nova gestão da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais e expressamos nossa disposição para termos um produtivo contato pessoal.

Atenciosamente,

Renato Paulo Carvalho Silva (Perré)
Presidente da ABTB- Centro Unima Brasil
( gestão 2008 – 2010)

CARTA DA ACTB - BRASÍLIA - DF


Brasília 29/de fevereiro de 2009


A Associação Candanga de Teatro de Bonecos - ACTB, filiada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB e à União Internacional de Marionetes - UNIMA com mais de vinte anos de trabalho em prol da promoção e difusão do teatro de bonecos no Brasil e mundo, vem através desta, em nome de seus mais de 40 associados entre grupos e pessoas físicas, parabenizar e expressar a importância da manutenção do projeto O Boneco na Sociedade em seus vários movimentos, com destaque para o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro e o Carnaval dos Bonecos.

Pelo seu relevante trabalho realizado durante esses anos em manutenção e qualidade do teatro de boneco no Brasil, esperamos que são José dos Pinhais, através do grupo Cia. dos Ventos, continue sendo um exemplo e referência de cultura em prol do teatro de bonecos no País.



Atenciosamente,



Onildo Júnior
Presidente da ACTB

CARTA DA ACTB - BRASÍLIA - DF


Brasília 29/de fevereiro de 2009


A Associação Candanga de Teatro de Bonecos - ACTB, filiada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB e à União Internacional de Marionetes - UNIMA com mais de vinte anos de trabalho em prol da promoção e difusão do teatro de bonecos no Brasil e mundo, vem através desta, em nome de seus mais de 40 associados entre grupos e pessoas físicas, parabenizar e expressar a importância da manutenção do projeto O Boneco na Sociedade em seus vários movimentos, com destaque para o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro e o Carnaval dos Bonecos.

Pelo seu relevante trabalho realizado durante esses anos em manutenção e qualidade do teatro de boneco no Brasil, esperamos que são José dos Pinhais, através do grupo Cia. dos Ventos, continue sendo um exemplo e referência de cultura em prol do teatro de bonecos no País.



Atenciosamente,



Onildo Júnior
Presidente da ACTB

Email da Elisa Schwartz

Date: Mon, 12 Jan 2009 09:53:59 -0200
From: lica_preta@ig.com.br

Nossa se o projeto é bom??
qntas pessoas que fizeram teatro aí e que hj trabalham com arte, fazem faculdade de cênicas na FAP graças aos conhecimentos adquiridos em cima desse tablado??
quantos adolescentes que entram aí e saem com um futuro , com um ideal aonde será que eles estariam??
Além de levar a arte para aqueles que passavam na frente do teatro Guaíra e mal olhavam para ele e hoje sonham em apresentar-se lá, é um projeto social de proporções estrondosas, resgata o adolescente, a criança e trás ele para um mundo de fantasias, mas um mundo real, verdadeiro, melhor, ele acaba levando a fantasia para o espectador, tirar uma criança ou um adolescente da rua e dar a ele a oportunidade de ter acesso a cultura é algo louvável , alguém tem dúvidas se o projeto é bom??

Email da Elisa Schwartz

Date: Mon, 12 Jan 2009 09:53:59 -0200
From: lica_preta@ig.com.br

Nossa se o projeto é bom??
qntas pessoas que fizeram teatro aí e que hj trabalham com arte, fazem faculdade de cênicas na FAP graças aos conhecimentos adquiridos em cima desse tablado??
quantos adolescentes que entram aí e saem com um futuro , com um ideal aonde será que eles estariam??
Além de levar a arte para aqueles que passavam na frente do teatro Guaíra e mal olhavam para ele e hoje sonham em apresentar-se lá, é um projeto social de proporções estrondosas, resgata o adolescente, a criança e trás ele para um mundo de fantasias, mas um mundo real, verdadeiro, melhor, ele acaba levando a fantasia para o espectador, tirar uma criança ou um adolescente da rua e dar a ele a oportunidade de ter acesso a cultura é algo louvável , alguém tem dúvidas se o projeto é bom??

Carta de Graziela Saraiva - RS

Porto Alegre, 23 de janeiro de 2009.


CARTA MANIFESTO


Eu, Graziela de Castro Saraiva, bonequeira há 25 anos, sócia fundadora da AGTB, Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos, Presidente e membro da diretoria por mais de 5 gestões, vice-presidente da ABTB, gestão 2007/2008, Conselheira Estadual de Cultura do Estado RS de 2003 a 2007, venho a publico me manifestar a favor do trabalho desenvolvido na cidade de São José dos Pinhais pelos excelentes profissionais Tadica Veiga e Joelson Cruz, criadores da CIA DOS VENTOS, e que tem desenvolvido com muita garra e profissionalismo o Projeto O BONECO E A SOCIEDADE.
Tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por eles na área das artes cênicas neste município, a escola, o carnaval dos bonecos gigantes, o museu, o teatro, as atividades comunitárias tudo com um primor de conteúdo , organização e principalmente acessibilidade .
Está experiência é única no Brasil, está servindo de referência a vários núcleos de profissionais pelo país, é a realização do sonho de todo o profissional de teatro de bonecos comprometido com a sociedade onde está inserido, o apoio institucional e financeiro do poder público é, sem duvida, fator vital para o funcionamento deste trabalho, o que tem sido feito até então, com destaque pela política cultural deste município.
Manifesto aqui, meu apoio incondicional ao projeto O boneco e a Sociedade, a importância de sua continuidade para a arte do teatro de bonecos para o município, para o país e para o mundo.
Experiência única neste formato à escola tem formado profissionais de qualidade, em um exemplo de organização e inclusão social. O museu que permite o conhecimento sobre a arte milenar do teatro de bonecos a tantos cidadãos que nunca antes tiveram esta oportunidade. O teatro que democraticamente estimula grupos locais e possibilita o intercambio com outros grupos nas áreas de artes cênicas, dança e musica. O carnaval dos Bonecos Gigantes trabalho esplendoroso que tem divulgado o nome do município pelo mundo por sua característica inusitada integrando a comunidade local. Em especial o projeto ABRACE O BONECO, desenvolvido já há dois anos neste município com grande relevância ao movimento nacional do teatro de bonecos, pelo seu caráter participativo e democrático.
Por todas as razões acima expostas solicito a continuidade destas atividades e acreditando na sensatez desta nova administração um investimento mais eficaz ainda, garantindo assim seqüência deste trabalho.

Atenciosamente




Graziela de Castro Saraiva
graziela.saraiva@yahoo.com.br

Carta de Graziela Saraiva - RS

Porto Alegre, 23 de janeiro de 2009.


CARTA MANIFESTO


Eu, Graziela de Castro Saraiva, bonequeira há 25 anos, sócia fundadora da AGTB, Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos, Presidente e membro da diretoria por mais de 5 gestões, vice-presidente da ABTB, gestão 2007/2008, Conselheira Estadual de Cultura do Estado RS de 2003 a 2007, venho a publico me manifestar a favor do trabalho desenvolvido na cidade de São José dos Pinhais pelos excelentes profissionais Tadica Veiga e Joelson Cruz, criadores da CIA DOS VENTOS, e que tem desenvolvido com muita garra e profissionalismo o Projeto O BONECO E A SOCIEDADE.
Tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por eles na área das artes cênicas neste município, a escola, o carnaval dos bonecos gigantes, o museu, o teatro, as atividades comunitárias tudo com um primor de conteúdo , organização e principalmente acessibilidade .
Está experiência é única no Brasil, está servindo de referência a vários núcleos de profissionais pelo país, é a realização do sonho de todo o profissional de teatro de bonecos comprometido com a sociedade onde está inserido, o apoio institucional e financeiro do poder público é, sem duvida, fator vital para o funcionamento deste trabalho, o que tem sido feito até então, com destaque pela política cultural deste município.
Manifesto aqui, meu apoio incondicional ao projeto O boneco e a Sociedade, a importância de sua continuidade para a arte do teatro de bonecos para o município, para o país e para o mundo.
Experiência única neste formato à escola tem formado profissionais de qualidade, em um exemplo de organização e inclusão social. O museu que permite o conhecimento sobre a arte milenar do teatro de bonecos a tantos cidadãos que nunca antes tiveram esta oportunidade. O teatro que democraticamente estimula grupos locais e possibilita o intercambio com outros grupos nas áreas de artes cênicas, dança e musica. O carnaval dos Bonecos Gigantes trabalho esplendoroso que tem divulgado o nome do município pelo mundo por sua característica inusitada integrando a comunidade local. Em especial o projeto ABRACE O BONECO, desenvolvido já há dois anos neste município com grande relevância ao movimento nacional do teatro de bonecos, pelo seu caráter participativo e democrático.
Por todas as razões acima expostas solicito a continuidade destas atividades e acreditando na sensatez desta nova administração um investimento mais eficaz ainda, garantindo assim seqüência deste trabalho.

Atenciosamente




Graziela de Castro Saraiva
graziela.saraiva@yahoo.com.br

Carta do grupo Mamulengo sem Fronteira DF


Coordenado por Walter Cedro, o Grupo Mamulengo Sem Fronteiras com mais de 12 anos pesquisando as várias formas de mamulengo e Teatro pelo Brasil, sempre mantendo a tradição das brincadeiras populares buscando novas formas de trabalhar a tradição e a atualidade, hoje o Grupo Sem Fronteiras compartilha essas experiências dando oficinas de mamulengo ,teatro popular e participando de diversos festivais importante por alguns países da Europa , América do sul e diversos estados Brasileiros , vem através desta parabenizar, projeto O Boneco na Sociedade em seus vários movimentos com destaque para o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro,Carnaval dos Bonecos e abrace bonecos.que vem sendo realizado há vários anos pelo grupo Cia dos ventos, na cidade de São José dos Pinhais,Brasil e mundo com seus maravilhosos bonecos, eu, Walter Cedro tem o prazer em relatar que fui aluno desde maravilhoso Grupo no ano de 1996 onde estava começando minha historia com os bonecos, hoje tenho um trabalho reconhecido em todo Brasil e alguns Paises que passamos. Penso que como eu existem vários outro espalhado nesse grande Brasil, esperamos que o Cia dos Ventos continue espalhando essa semente por muito mais tempo.
Atenciosamente,

Walter Cedro
Coordenado do Grupo
Mamulengo Sem Fronteiras
http://www.sitecurupira.com.br/ze/mamulengo.htm
http://www.anaeosbonecos.blogspot.com/
(61) 84257233
(61) 81046612

Taguatinga - DF 01/03/2009

Carta do grupo Mamulengo sem Fronteira DF


Coordenado por Walter Cedro, o Grupo Mamulengo Sem Fronteiras com mais de 12 anos pesquisando as várias formas de mamulengo e Teatro pelo Brasil, sempre mantendo a tradição das brincadeiras populares buscando novas formas de trabalhar a tradição e a atualidade, hoje o Grupo Sem Fronteiras compartilha essas experiências dando oficinas de mamulengo ,teatro popular e participando de diversos festivais importante por alguns países da Europa , América do sul e diversos estados Brasileiros , vem através desta parabenizar, projeto O Boneco na Sociedade em seus vários movimentos com destaque para o Museu do Boneco Animado, a Escola Livre de Teatro,Carnaval dos Bonecos e abrace bonecos.que vem sendo realizado há vários anos pelo grupo Cia dos ventos, na cidade de São José dos Pinhais,Brasil e mundo com seus maravilhosos bonecos, eu, Walter Cedro tem o prazer em relatar que fui aluno desde maravilhoso Grupo no ano de 1996 onde estava começando minha historia com os bonecos, hoje tenho um trabalho reconhecido em todo Brasil e alguns Paises que passamos. Penso que como eu existem vários outro espalhado nesse grande Brasil, esperamos que o Cia dos Ventos continue espalhando essa semente por muito mais tempo.
Atenciosamente,

Walter Cedro
Coordenado do Grupo
Mamulengo Sem Fronteiras
http://www.sitecurupira.com.br/ze/mamulengo.htm
http://www.anaeosbonecos.blogspot.com/
(61) 84257233
(61) 81046612

Taguatinga - DF 01/03/2009

Carta de Gisele Henning

11/02/2009
A/C Projeto O Boneco e a Sociedade

O Projeto O Boneco e a Sociedade é diferente de qualquer outro que possa surgir porque é o pioneiro. É pelo suor desses profissionais que aquela Escola Livre de Teatro, onde eu estudava há quase dez anos, com pouquíssimos alunos e estrutura, tenha hoje mais de 700 alunos e mobiliza grande parte da sociedade são-joseense.
Meu primeiro contato com o projeto foi no ano de 2000. Fui aluna da Escola Livre de Teatro por aproximadamente um ano. Neste curto espaço de tempo me apaixonei pela arte dos bonecos e aprendi a fazê-los, apresentei temporadas no Teatro de Bolso Iguaçu, ajudava em tudo o que estava acontecendo ali dentro. Era muito bom poder participar, aprender, me divertir e me conhecer. Anos mais tarde, fui chamada para estagiar no Projeto, estava cursando Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná. Entrei na secretaria da E.Li.Te (escola), a produção do Carnaval dos Bonecos começou em seguida, o primeiro que participei.
O Carnaval é como uma grande oficina, aprende-se de tudo, e o resultado é uma festa linda onde a população tem orgulho de participar e ter, mesmo que inserida por outrem, em sua cultura. Esta festa veio com tudo para resgatar a participação da família no carnaval, é um enorme espetáculo onde a comunidade é o espectador, o artista, o bonequeiro, o costureiro, o carnavalesco e o folião.
As aulas... No ano seguinte, como nunca pensei que seria capaz, comecei a dar aula. Tinha muito medo, mas as pessoas a minha volta me encorajaram mostrando que eu era capaz sim de ensinar e aprender com minhas turmas, esta experiência é indescritível. Fui professora de várias disciplinas e diferentes níveis. Tinha contato com crianças, adultos e idosos. Via para cada um deles uma possibilidade, um caminho em suas vidas. É realmente um espetáculo ver uma criança de sete anos subir no palco e atuar com profissionalismo, ter o entendimento disso e quais são as qualidades que a arte pode trazer para suas vidas e de suas famílias.
Para ver um pequeno reflexo do impacto que o Projeto causa na sociedade é só passar um dia dentro do Museu do Boneco Animado. O fascínio e encantamento estão nos olhos do público e o mais importante é que o interesse por produzir, participar ou criar é despertado imediatamente.
Costumo dizer que ergo a bandeira do Projeto O Boneco e a Sociedade porque ele realmente faz com que seus objetivos sejam cumpridos. Atinge uma enorme parte da população com os movimentos fora da sede. Fiquei por volta de quatro anos trabalhando com o Projeto e quando retorno para eventuais visitas percebo que aqueles alunos iniciantes, alguns que nunca tiveram a oportunidade de assistir um espetáculo teatral, tem como eu previa seus caminhos traçados: alguns dão aulas, outros estão se graduando em Artes Cênicas, ou tem seus próprios grupos e produções. Mesmo aqueles que não tenham seguido uma carreira artística estão sempre presentes, como se encontrassem ali parte de sua vida. Sou apenas um caso de gratidão eterna. Agradecendo sempre tudo o que aprendi, que é incontável, pelos amigos e família que fiz.
O Projeto O Boneco e a Sociedade é um exemplo louvável a todos os artistas, sociólogos, governantes, empresários ou qualquer um que queira viver numa sociedade mais justa.
Obrigada!


Gisele Henning Santos
Atriz / Professora / Produtora Cultural
(41) 9128-6169
(41) 3308-7689

Carta de Gisele Henning

11/02/2009
A/C Projeto O Boneco e a Sociedade

O Projeto O Boneco e a Sociedade é diferente de qualquer outro que possa surgir porque é o pioneiro. É pelo suor desses profissionais que aquela Escola Livre de Teatro, onde eu estudava há quase dez anos, com pouquíssimos alunos e estrutura, tenha hoje mais de 700 alunos e mobiliza grande parte da sociedade são-joseense.
Meu primeiro contato com o projeto foi no ano de 2000. Fui aluna da Escola Livre de Teatro por aproximadamente um ano. Neste curto espaço de tempo me apaixonei pela arte dos bonecos e aprendi a fazê-los, apresentei temporadas no Teatro de Bolso Iguaçu, ajudava em tudo o que estava acontecendo ali dentro. Era muito bom poder participar, aprender, me divertir e me conhecer. Anos mais tarde, fui chamada para estagiar no Projeto, estava cursando Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná. Entrei na secretaria da E.Li.Te (escola), a produção do Carnaval dos Bonecos começou em seguida, o primeiro que participei.
O Carnaval é como uma grande oficina, aprende-se de tudo, e o resultado é uma festa linda onde a população tem orgulho de participar e ter, mesmo que inserida por outrem, em sua cultura. Esta festa veio com tudo para resgatar a participação da família no carnaval, é um enorme espetáculo onde a comunidade é o espectador, o artista, o bonequeiro, o costureiro, o carnavalesco e o folião.
As aulas... No ano seguinte, como nunca pensei que seria capaz, comecei a dar aula. Tinha muito medo, mas as pessoas a minha volta me encorajaram mostrando que eu era capaz sim de ensinar e aprender com minhas turmas, esta experiência é indescritível. Fui professora de várias disciplinas e diferentes níveis. Tinha contato com crianças, adultos e idosos. Via para cada um deles uma possibilidade, um caminho em suas vidas. É realmente um espetáculo ver uma criança de sete anos subir no palco e atuar com profissionalismo, ter o entendimento disso e quais são as qualidades que a arte pode trazer para suas vidas e de suas famílias.
Para ver um pequeno reflexo do impacto que o Projeto causa na sociedade é só passar um dia dentro do Museu do Boneco Animado. O fascínio e encantamento estão nos olhos do público e o mais importante é que o interesse por produzir, participar ou criar é despertado imediatamente.
Costumo dizer que ergo a bandeira do Projeto O Boneco e a Sociedade porque ele realmente faz com que seus objetivos sejam cumpridos. Atinge uma enorme parte da população com os movimentos fora da sede. Fiquei por volta de quatro anos trabalhando com o Projeto e quando retorno para eventuais visitas percebo que aqueles alunos iniciantes, alguns que nunca tiveram a oportunidade de assistir um espetáculo teatral, tem como eu previa seus caminhos traçados: alguns dão aulas, outros estão se graduando em Artes Cênicas, ou tem seus próprios grupos e produções. Mesmo aqueles que não tenham seguido uma carreira artística estão sempre presentes, como se encontrassem ali parte de sua vida. Sou apenas um caso de gratidão eterna. Agradecendo sempre tudo o que aprendi, que é incontável, pelos amigos e família que fiz.
O Projeto O Boneco e a Sociedade é um exemplo louvável a todos os artistas, sociólogos, governantes, empresários ou qualquer um que queira viver numa sociedade mais justa.
Obrigada!


Gisele Henning Santos
Atriz / Professora / Produtora Cultural
(41) 9128-6169
(41) 3308-7689

Carta de recomendação de Clorys Daly

Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2009


Ao Exmo. Senhor Ivan Rodrigues
MD Prefeito de S. José dos Pinhais
Prefeitura Municipal de S. José dos Pinhais
Rua Passos de Oliveira 1101, Centro
83030-720 São José dos Pinhais, PR.


Senhor Prefeito:

Na qualidade de fundadora da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) em 27 de abril de 1973, portanto há mais de 40 anos, contava com o apoio de um grupo de idealistas e desejávamos trabalhar para o desenvolvimento do teatro de bonecos no Brasil, em todo o território nacional.

A batalha tem sido árdua. Muitos núcleos, muitas iniciativas, diversas associações nacionais nascerem e muitos não vingaram. Quase todas essas iniciativas em grandes cidades com apoio federal, estadual e ou municipal.

Foi uma grata surpresa ter participado do 1º ABRACE BONECOS BRASIL realizado na sede da ESCOLA LIVRE DE TEATRO e descobrir que S. José dos Pinhais tem um dos mais desenvolvidos centros de difusão cultural dedicando especial atenção para o teatro de animação através do projeto “O BONECO E A SOCIEDADE”, englobando Museu do Boneco Animado, Carnaval dos Bonecos, ABRACE Boneco Brasil, sem mencionar a biblioteca, instrumento indispensável a qualquer desenvolvimento cultural.

E principalmente foi gratificante tomar conhecimento que esse trabalho tão honesto, profundo, tão sincero, tão voltado principalmente para o jovem, sob a batuta de Tadica Veiga e Joelson Cruz há mais de dez anos conta com o apoio irrestrito da Prefeitura dessa cidade.

Senhor Prefeito, nesta oportunidade gostaria de parabenizá-lo ao assumir a Prefeitura de S. José dos Pinhais e também parabenizá-lo por contar com artistas de tanta fibra e dedicação à frente da Escola Livre de Teatro que, sem dúvida, está se tornando um centro de referência, um ponto de encontro para todos os expoentes do teatro de bonecos, de norte a sul do Brasil, como já aconteceu no ABRACE 1, no ABRACE 2 e que, sem dúvida, se repetirá nos muitos ABRACES que estão por acontecer.

Cordialmente,


Clorys Daly
Rio de Janeiro - Brasil



Tel. p/ contato (21) 2235.1100 / 9989.2023

Carta de recomendação de Cia Boca de Cena

CIA BOCA DE CENA
João Pessoa - Paraíba
CNPJ: 07.335.936/0001-12


À Escola Livre de Teatro – São José dos Pinhais/PR

É com grande satisfação que a Cia Boca de Cena, parabeniza a Escola Livre de Teatro pelo excelente trabalho que vem realizando na formação cultural de jovens artistas da cidade de São José dos Pinhais - Paraná.
O Teatro de Bonecos Popular do Brasil é uma linguagem artística intimamente brasileira e atualmente passa por um sério processo de extinção, pois sua importância cultural foi deixada de lado por muitos anos e hoje nossa grande preocupação é encontrar meios para tornar essa arte viva e dinâmica, indispensável no processo de formação cultural do povo brasileiro. Para isso, a solução encontrada é motivar a juventude a valorizar as suas raízes e incentivá-los ao fazer teatral.
A Escola Livre de Teatro de São José dos Pinhais é um exemplo vivo de uma ação que dá certo e que deve ser seguida por todo o Brasil. Um trabalho fascinante, realizado com grande responsabilidade. Trabalhar com jovens, motivá-los, exercer disciplina e conseguir apresentar resultados positivos, merece ser copiado e apoiado por todos nós que amamos a arte bonequeira. Essa é uma iniciativa pioneira que deve ser expandida para outros estados.
Fortalecemos cada vez mais nosso apoio e gratidão aos pensadores e diretores da Escola Livre de Teatro, nosso apreço e admiração pelo belíssimo trabalho que realizam.

Atenciosamente

Artur Leonardo W. Barbosa
Diretor Presidente da Cia Boca de Cena

Carta de recomendação de Clorys Daly

Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2009


Ao Exmo. Senhor Ivan Rodrigues
MD Prefeito de S. José dos Pinhais
Prefeitura Municipal de S. José dos Pinhais
Rua Passos de Oliveira 1101, Centro
83030-720 São José dos Pinhais, PR.


Senhor Prefeito:

Na qualidade de fundadora da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) em 27 de abril de 1973, portanto há mais de 40 anos, contava com o apoio de um grupo de idealistas e desejávamos trabalhar para o desenvolvimento do teatro de bonecos no Brasil, em todo o território nacional.

A batalha tem sido árdua. Muitos núcleos, muitas iniciativas, diversas associações nacionais nascerem e muitos não vingaram. Quase todas essas iniciativas em grandes cidades com apoio federal, estadual e ou municipal.

Foi uma grata surpresa ter participado do 1º ABRACE BONECOS BRASIL realizado na sede da ESCOLA LIVRE DE TEATRO e descobrir que S. José dos Pinhais tem um dos mais desenvolvidos centros de difusão cultural dedicando especial atenção para o teatro de animação através do projeto “O BONECO E A SOCIEDADE”, englobando Museu do Boneco Animado, Carnaval dos Bonecos, ABRACE Boneco Brasil, sem mencionar a biblioteca, instrumento indispensável a qualquer desenvolvimento cultural.

E principalmente foi gratificante tomar conhecimento que esse trabalho tão honesto, profundo, tão sincero, tão voltado principalmente para o jovem, sob a batuta de Tadica Veiga e Joelson Cruz há mais de dez anos conta com o apoio irrestrito da Prefeitura dessa cidade.

Senhor Prefeito, nesta oportunidade gostaria de parabenizá-lo ao assumir a Prefeitura de S. José dos Pinhais e também parabenizá-lo por contar com artistas de tanta fibra e dedicação à frente da Escola Livre de Teatro que, sem dúvida, está se tornando um centro de referência, um ponto de encontro para todos os expoentes do teatro de bonecos, de norte a sul do Brasil, como já aconteceu no ABRACE 1, no ABRACE 2 e que, sem dúvida, se repetirá nos muitos ABRACES que estão por acontecer.

Cordialmente,


Clorys Daly
Rio de Janeiro - Brasil



Tel. p/ contato (21) 2235.1100 / 9989.2023

Carta de recomendação de Cia Boca de Cena

CIA BOCA DE CENA
João Pessoa - Paraíba
CNPJ: 07.335.936/0001-12


À Escola Livre de Teatro – São José dos Pinhais/PR

É com grande satisfação que a Cia Boca de Cena, parabeniza a Escola Livre de Teatro pelo excelente trabalho que vem realizando na formação cultural de jovens artistas da cidade de São José dos Pinhais - Paraná.
O Teatro de Bonecos Popular do Brasil é uma linguagem artística intimamente brasileira e atualmente passa por um sério processo de extinção, pois sua importância cultural foi deixada de lado por muitos anos e hoje nossa grande preocupação é encontrar meios para tornar essa arte viva e dinâmica, indispensável no processo de formação cultural do povo brasileiro. Para isso, a solução encontrada é motivar a juventude a valorizar as suas raízes e incentivá-los ao fazer teatral.
A Escola Livre de Teatro de São José dos Pinhais é um exemplo vivo de uma ação que dá certo e que deve ser seguida por todo o Brasil. Um trabalho fascinante, realizado com grande responsabilidade. Trabalhar com jovens, motivá-los, exercer disciplina e conseguir apresentar resultados positivos, merece ser copiado e apoiado por todos nós que amamos a arte bonequeira. Essa é uma iniciativa pioneira que deve ser expandida para outros estados.
Fortalecemos cada vez mais nosso apoio e gratidão aos pensadores e diretores da Escola Livre de Teatro, nosso apreço e admiração pelo belíssimo trabalho que realizam.

Atenciosamente

Artur Leonardo W. Barbosa
Diretor Presidente da Cia Boca de Cena

Carta de recomendação de Olinto Simões

Ao
Prefeito De São José Dos Pinhais
Sr. Ivan Rodrigues
CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Eu, Olinto Simões, Ator; Diretor; Dramaturgo; Poeta; Escritor; Professor; Parapsicólogo, Consultor Educacional e Empresarial, com 49 anos de profissão, uso esta para "Recomendar", à nova 'Gestão Municipal', a manutenção da 'Escola Livre De Teatro' e também o 'Projeto - O Boneco E A Sociedade', que envolve as 'Comunidades', 'Associações De Moradores' e 'Clubes De Serviços', de praticamente todos os bairros desse município, e atualmente, transcende as fronteiras de São José dos Pinhais.
É sabido que nos primórdios do tempo evolutivo, quando ainda o ser inumano se fazia a dar conhecer, e concomitantemente adquiria conhecimento, as primeiras comunicações eram verdadeiras pantomimas.
Seguiu a humanidade no processo da evolução e o lúdico verdadeiro deixou de fazer parte da vida hoje, humana. Agora, o mundo em geral, reclama da violência que se espraia. Esquece-se, no entanto, que quando o 'Humano' tinha mais motivos para sorrir; quando as cores faziam parte do diuturno proceder; quando a pureza infantil não se afastava dos corações, todos indistintamente, brincavam com bonecos.
A tecnologia chegou, claro e óbvio, também como processo evolutivo, mas, a brincadeira com botões e luzes que piscam alucinadamente, afastou dos lábios os sorrisos até porque, os jogos mostram a mesma violência do dia-a-dia. A maioria dos 'Games Da Vida', não só eletrônicos, mostra cores em disputa e não em harmonia. Com isso, não existem mais crianças, jovens ou adultos, puros pela inocência, porém os que tentam demonstrar isso, se o fazem, têm por detrás interesses escusos. A pureza trocou de lugar e cedeu espaço à veleidade. O maquiavelismo se instalou.
Contudo, depois de tanto progresso e tanta (?) evolução, num repente a avenida se ilumina; a música soa e as cores se fazem notar. Movimentos pantomímicos são vistos, identificados, aplaudidos e o embevecimento surge nos rostos de quem já de há muito, jovem não é.
Se prestarmos atenção, a fantasia traz uma umidade que chega a olhos secos por uma realidade nada prazerosa. E quem de memória ainda lembra como se sorri, junta as mãos em palmas modestas, mas aplaude a saudade que sente de quando ainda ouvia coisas como..., "Ai que saudade que tenho..., Da Aurora da minha vida..., Da minha infância querida..., Que os anos não trazem mais. - ("Meus oito anos". Casemiro De Abreu, )
E as crianças que, envolvidas na alegria, não notam a frustração saudosa dos responsáveis por tudo de ruim, pernicioso, aviltante e sem conteúdo, que graça hoje no mundo, brincam, sorriem, e por enquanto, sentem o que muitos desconhecem. Felicidade.
Senhor Prefeito:
A escolha é sua, o direito é seu e o "Dever", também.
Se aceitar sugestão de quem doou a vida ao semelhante; doou a vida a uma vida de arte; doou a vida a melhora do viver, se ouvir minha voz nas palavras que escritas estão, perceberá que cada sílaba está acompanhada de grande emoção. - (querendo comprovar se verdadeiras, essas minhas afirmações, consulte no Google, meu nome, "Olinto Simões").
Agora V. S. tem a escolha de assinar a permanência, mas tem também, o direito de vetá-la. Só que o "Dever" de manutenir a alegria, felicidade, pureza, afastando um pouco que seja, o jovem "São-joseense" de tudo nocivo que existe nesse mundo, ah..., esse dever lhe foi conferido nas "Urnas".
Mais uma vez na minha vida, cumpri a minha parte.
Grato.
Olinto Simões
Fones: 3076-7820 - 9997-3642 - e-mail: olintosimoes@yahoo.com.br

Carta de recomendação de Olinto Simões

Ao
Prefeito De São José Dos Pinhais
Sr. Ivan Rodrigues
CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Eu, Olinto Simões, Ator; Diretor; Dramaturgo; Poeta; Escritor; Professor; Parapsicólogo, Consultor Educacional e Empresarial, com 49 anos de profissão, uso esta para "Recomendar", à nova 'Gestão Municipal', a manutenção da 'Escola Livre De Teatro' e também o 'Projeto - O Boneco E A Sociedade', que envolve as 'Comunidades', 'Associações De Moradores' e 'Clubes De Serviços', de praticamente todos os bairros desse município, e atualmente, transcende as fronteiras de São José dos Pinhais.
É sabido que nos primórdios do tempo evolutivo, quando ainda o ser inumano se fazia a dar conhecer, e concomitantemente adquiria conhecimento, as primeiras comunicações eram verdadeiras pantomimas.
Seguiu a humanidade no processo da evolução e o lúdico verdadeiro deixou de fazer parte da vida hoje, humana. Agora, o mundo em geral, reclama da violência que se espraia. Esquece-se, no entanto, que quando o 'Humano' tinha mais motivos para sorrir; quando as cores faziam parte do diuturno proceder; quando a pureza infantil não se afastava dos corações, todos indistintamente, brincavam com bonecos.
A tecnologia chegou, claro e óbvio, também como processo evolutivo, mas, a brincadeira com botões e luzes que piscam alucinadamente, afastou dos lábios os sorrisos até porque, os jogos mostram a mesma violência do dia-a-dia. A maioria dos 'Games Da Vida', não só eletrônicos, mostra cores em disputa e não em harmonia. Com isso, não existem mais crianças, jovens ou adultos, puros pela inocência, porém os que tentam demonstrar isso, se o fazem, têm por detrás interesses escusos. A pureza trocou de lugar e cedeu espaço à veleidade. O maquiavelismo se instalou.
Contudo, depois de tanto progresso e tanta (?) evolução, num repente a avenida se ilumina; a música soa e as cores se fazem notar. Movimentos pantomímicos são vistos, identificados, aplaudidos e o embevecimento surge nos rostos de quem já de há muito, jovem não é.
Se prestarmos atenção, a fantasia traz uma umidade que chega a olhos secos por uma realidade nada prazerosa. E quem de memória ainda lembra como se sorri, junta as mãos em palmas modestas, mas aplaude a saudade que sente de quando ainda ouvia coisas como..., "Ai que saudade que tenho..., Da Aurora da minha vida..., Da minha infância querida..., Que os anos não trazem mais. - ("Meus oito anos". Casemiro De Abreu, )
E as crianças que, envolvidas na alegria, não notam a frustração saudosa dos responsáveis por tudo de ruim, pernicioso, aviltante e sem conteúdo, que graça hoje no mundo, brincam, sorriem, e por enquanto, sentem o que muitos desconhecem. Felicidade.
Senhor Prefeito:
A escolha é sua, o direito é seu e o "Dever", também.
Se aceitar sugestão de quem doou a vida ao semelhante; doou a vida a uma vida de arte; doou a vida a melhora do viver, se ouvir minha voz nas palavras que escritas estão, perceberá que cada sílaba está acompanhada de grande emoção. - (querendo comprovar se verdadeiras, essas minhas afirmações, consulte no Google, meu nome, "Olinto Simões").
Agora V. S. tem a escolha de assinar a permanência, mas tem também, o direito de vetá-la. Só que o "Dever" de manutenir a alegria, felicidade, pureza, afastando um pouco que seja, o jovem "São-joseense" de tudo nocivo que existe nesse mundo, ah..., esse dever lhe foi conferido nas "Urnas".
Mais uma vez na minha vida, cumpri a minha parte.
Grato.
Olinto Simões
Fones: 3076-7820 - 9997-3642 - e-mail: olintosimoes@yahoo.com.br